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Atividades cognitivas entre idosos longevos: dados do estudo FIBRA

Brandebusque, Jonatas Calebe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2019-04-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atividades cognitivas entre idosos longevos: dados do estudo FIBRA
  • Autor: Brandebusque, Jonatas Calebe
  • Orientador: Cachioni, Meire
  • Assuntos: Envelhecimento; Idosos; Reserva Cognitiva; Aging; Cognitive Reserve; Old People
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Um dos desafios fundamentais para a pesquisa gerontológica é como manter e promover o funcionamento cognitivo preservado na velhice. O presente estudo está dividido em dois artigos. O primeiro artigo tem como objetivo verificar diferentes perfis de ganho cognitivo em idosos para a reserva cognitiva. Apresenta dados de uma scoping review sobre reserva cognitiva e os diferentes efeitos das intervenções realizadas. Foi realizado um levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2008 até agosto de 2018, nas bases de dados PubMed, Medline, Web of Science, Science Direct, Lilacs, SciELO, PsycInfo, PsycNet e AgeLine usando as seguintes palavras-chave \"reserva cognitiva\" e {envelhecimento ou \"velhice\" ou \"pessoas velhas\" ou \"adultos idosos\"} e, os termos em inglês \"cognitive reserve\" AND {aging OR \"old age\" OR \"old people\" OR \"old adults\"}. Foram identificados 2295 estudos, 51 foram elegíveis para a scoping review. Dentro os 51 estudos selecionados, foram encontrados 9 perfis diferentes para manutenção cognitiva, sendo que 5 estudos não especificaram o perfil. Os perfis encontrados representam relevância para a teoria de reserva cognitiva e fornece esclarecimentos de como fatores individuais e de vida diária podem fazer o cérebro mais resiliente no envelhecimento e na velhice, porém, como os fatores individuais contribuem para o desenvolvimento da RC e manutenção da cognição, é uma questão ainda não explicada pela literatura. O segundo artigo dedicado à exposição do delineamento de uma pesquisa empírica, avalia a associação entre cognição e atividades avançadas de vida diária em uma amostra de idosos brasileiros residentes na comunidade, como forma de contribuir para o entendimento destes perfis para as melhoras em suas capacidades cognitivas. Tratou-se de uma análise transversal de 271 idosos, com 80 anos ou mais, participantes de uma fase de acompanhamento (2016-2017) de um estudo de base comunitária denominado FIBRA. A primeira onda de coleta de dados ocorreu entre 2008 e 2009. No estudo de acompanhamento, os domicílios dos participantes de dois locais, Campinas e Ermelino Matarazzo, foram revisitados e novos dados foram coletados daqueles que aceitaram participar dessa fase. Os participantes completaram um bloco de medidas que incluiu informações sociodemográficas, testes cognitivos Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Mini Exame Cognitivo de Addenbrooke (M-ACE). Os participantes obtiveram um bom desempenho na avaliação global da cognição pelo MEEM, com média de 24,9 (±2,89). Observando-se a média (24,91 ± 2,89) do MEEM, nota-se que os participantes apresentam bom desempenho cognitivo, de acordo com a avaliação global da cognição. Os resultados apontam ainda que estudar 9 anos ou mais, ter mais de 50 livros na infância, participar de eventos culturais, dirigir, realizar trabalho voluntário, participar de diretorias, ler, acessar o e-mail e a internet foram significativamente associadas ao bom desempenho cognitivo. Conclui-se que o MEEM se associou com participação em eventos culturais, dirigir, realizar trabalho voluntário, participar de diretorias e ler após ajuste com variáveis gênero, faixa etária e escolaridade
  • DOI: 10.11606/D.100.2019.tde-13062019-230505
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2019-04-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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