skip to main content

"Faz sentido?" - práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia um estudo na rede pública do estado de São Paulo

Maria Cristina Stello Leite Maria Cristina Gobbi

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.43 L533f )(Acessar)

  • Título:
    "Faz sentido?" - práticas docentes no ensino médio na disciplina sociologia um estudo na rede pública do estado de São Paulo
  • Autor: Maria Cristina Stello Leite
  • Maria Cristina Gobbi
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DISCIPLINA NA SALA DE AULA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; SOCIOLOGIA (ENSINO); Cultura Escolar; Currículo; Curriculum; Disciplina Escolar; Ensino De Sociologia; Práticas Docentes; School Culture; School Subject; Sociology Teaching; Teaching Practices
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Sociologia, a partir do seu retorno à educação básica como disciplina escolar obrigatória, no ano de 2009 no estado de São Paulo, tornou-se palco de discussões que refletiam sobre seus objetivos, currículo, material didático, condições de trabalho e formação docente. Sua trajetória histórica intermitente pelo currículo trouxe implicações para as pesquisas voltadas a esta temática que, mesmo existindo em número considerável, constituem ainda escassas referências para aqueles e aquelas que se aventuram no ensino de Sociologia. Nesta pesquisa, que tem por objeto de estudo as práticas docentes de um professor e uma professora de Sociologia da rede pública de ensino do estado de São Paulo, compreende-se a escola e seus agentes como produtores de cultura e, por isso, analisa-se aquilo que professores/as de Sociologia realizam na sala de aula. Acredita-se que estas análises realizadas sobre práticas observadas em uma mesma escola dizem respeito a condições e questões que perpassam o nível individual e ao mesmo tempo contribuem para discussões relacionadas tanto ao que é específico da rede estadual paulista quanto ao que está se configurando como próprio da Sociologia no formato de disciplina escolar
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.