skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Leitura e ensino de física considerações e possibilidades
Fernanda Marchi Cristina Leite; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011) 19
Anais
Manaus SBF 2011
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Leitura e ensino de física considerações e possibilidades
Autor:
Fernanda Marchi
Cristina Leite
;
Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011) 19
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
LEITURA
É parte de:
Anais
Notas:
CO21-04/1-CO21-04/10
Descrição:
Dado o crescente interesse por temas relativos às linguagens nas pesquisas da área de Ensino de Física, neste trabalho é realizada uma reflexão acerca da leitura e sua prática em aulas relacionadas ao ensino desta disciplina. Levantam-se alguns objetivos e finalidades possíveis de serem alcançados através da leitura, apontados por pesquisadores de diferentes áreas, seja ela realizada dentro ou fora da escola, tais como a busca pelo conhecimento e informações, a compreensão do mundo, o preenchimento de um momento de lazer, entre outros, pretendendo-se, assim, estimular o uso de textos e a prática da leitura no ensino de Física. Com base nesses argumentos, são apontadas motivações para a prática da leitura e possibilidades de uso de textos de diversos gêneros no ensino de Física indicadas por pesquisadores da área de Ensino de Física, tais como o contato dos alunos com assuntos não tratados usualmente durante as aulas, a discussão de temas da história da ciência e temas sociais, acreditando-se também, que o contato com esses materiais pode aumentar o interesse dos alunos pela disciplina. Especificamente sobre os livros de divulgação científica escritos por cientistas, são levantadas algumas de suas características, que, aliadas aos objetivos que podem ser alcançados através da leitura, podem levar os alunos (leitores) a “terras distantes”, propiciando a ampliação de seus mundos vivenciais. Sobre o papel do professor como mediador da leitura destes materiais, conclui-se que, apesar de escritos em linguagem comum, exige-se muito mais de seu ato pedagógico do que a simples inserção do livro em sala de aula.
Editor:
Manaus SBF
Data de criação/publicação:
2011
Formato:
10 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
Acesso ao documento completo
Acesso ao outros tipos de links externos
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript