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Leitura e ensino de física considerações e possibilidades

Fernanda Marchi Cristina Leite; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011) 19

Anais

Manaus SBF 2011

Acesso online

  • Título:
    Leitura e ensino de física considerações e possibilidades
  • Autor: Fernanda Marchi
  • Cristina Leite; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011) 19
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); LEITURA
  • É parte de: Anais
  • Notas: CO21-04/1-CO21-04/10
  • Descrição: Dado o crescente interesse por temas relativos às linguagens nas pesquisas da área de Ensino de Física, neste trabalho é realizada uma reflexão acerca da leitura e sua prática em aulas relacionadas ao ensino desta disciplina. Levantam-se alguns objetivos e finalidades possíveis de serem alcançados através da leitura, apontados por pesquisadores de diferentes áreas, seja ela realizada dentro ou fora da escola, tais como a busca pelo conhecimento e informações, a compreensão do mundo, o preenchimento de um momento de lazer, entre outros, pretendendo-se, assim, estimular o uso de textos e a prática da leitura no ensino de Física. Com base nesses argumentos, são apontadas motivações para a prática da leitura e possibilidades de uso de textos de diversos gêneros no ensino de Física indicadas por pesquisadores da área de Ensino de Física, tais como o contato dos alunos com assuntos não tratados usualmente durante as aulas, a discussão de temas da história da ciência e temas sociais, acreditando-se também, que o contato com esses materiais pode aumentar o interesse dos alunos pela disciplina. Especificamente sobre os livros de divulgação científica escritos por cientistas, são levantadas algumas de suas características, que, aliadas aos objetivos que podem ser alcançados através da leitura, podem levar os alunos (leitores) a “terras distantes”, propiciando a ampliação de seus mundos vivenciais. Sobre o papel do professor como mediador da leitura destes materiais, conclui-se que, apesar de escritos em linguagem comum, exige-se muito mais de seu ato pedagógico do que a simples inserção do livro em sala de aula.
  • Editor: Manaus SBF
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 10 p.
  • Idioma: Português

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