skip to main content

Nível de conhecimento de alunos de odontologia sobre os riscos ocupacionais para a saúde auditiva

Amanda Gabrieli Maffei Amanda Bozza; Rosemeri França; Graziella Simeão Munhoz; Andrea Cintra Lopes; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (23. 2015 Salvador); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (9. 2015 Salvador)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2015

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2015

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Nível de conhecimento de alunos de odontologia sobre os riscos ocupacionais para a saúde auditiva
  • Autor: Amanda Gabrieli Maffei
  • Amanda Bozza; Rosemeri França; Graziella Simeão Munhoz; Andrea Cintra Lopes; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (23. 2015 Salvador); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (9. 2015 Salvador)
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; RISCOS OCUPACIONAIS; AUDIÇÃO
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://www.sbfa.org.br/portal/anais2015/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 03 jun. 2016.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A exposição ao ruído ocupacional deve ser de especial preocupação para os dentistas mais jovens que, durante sua infância e adolescência, podem ter sido expostos a diferentes fontes de níveis de pressão sonora elevada. A literatura confirma que tanto a exposição ao ruído quanto a idade afetam os limiares de audibilidade nas altas frequências (acima de 8KHz). Grande parte desta população frequenta bares e boates, além de fazer uso de música amplificada, o que pode causar desconfortos e problemas auditivos que vão desde uma simples cefaleia até a perda auditiva. Futuramente, essa população, como cirurgiões dentistas, irá lidar diariamente com o ruído provocado por instrumentos presentes no ambiente de trabalho, o que pode levar a perda auditiva. É importante que estudos avaliem as exposições ambientais na infância, na adolescência e em adultos jovens para assegurar que estes sejam protegidos contra os efeitos potencialmente prejudiciais, em benefício de sua saúde agora e no futuro. Objetivo: investigar o conhecimento de alunos de graduação em Odontologia sobre os riscos relacionados à saúde auditiva presentes no seu ambientes de trabalho. Material e método: por meio de questionário desenvolvido pelas pesquisadoras, contendo 25 perguntas relacionadas aos riscos para a saúde auditiva, sintomas auditivos e não auditivos, utilização de dispositivos eletrônicos de música amplificada, entre outras informações. Foram distribuídos 410 questionários, dos quais 348 foram devolvidos preenchidos. Resultados e conclusão: os alunos participantes desconhecem o risco que o ambiente profissional e de lazer proporcionam à saúde auditiva.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: P. 7785.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.