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Limites e possibilidades da governança intermunicipal: o caso do planejamento de mobilidade urbana no ABC

Escudeiro, Heloisa Loureiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-06-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Limites e possibilidades da governança intermunicipal: o caso do planejamento de mobilidade urbana no ABC
  • Autor: Escudeiro, Heloisa Loureiro
  • Orientador: Nobre, Eduardo Alberto Cusce
  • Assuntos: Abc Paulista; Consórcio Público; Governança Intermunicipal; Plano De Mobilidade; Planejamento Urbano E Regional; Planejamento De Mobilidade; Public Consortium; Paulista Abc; Mobility Planning; Mobility Plan; Intercity Governance; Urban And Regional Planning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa foi estruturada considerando a efetividade da governança intermunicipal a partir da figura de um consórcio de público de municípios no Brasil, especificamente no que se refere às propostas desenvolvidas para as políticas públicas e projetos de mobilidade urbana. Como objeto de estudo, partiu-se do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Plano Regional de Mobilidade Grande ABC, realizando um cruzamento dos aspectos pontuados nesse primeiro Plano e nos Planos Municipais de Mobilidade Urbana de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e Mauá. Tal cruzamento permitiu identificar pontos convergentes, a fim de levantar hipóteses para a aderência ou não das propostas da escala regional na escala dos municípios. Como suporte à compreensão dos planos, o trabalho também apresenta uma caracterização da Região do ABC Paulista, identificando as infraestruturas de mobilidade dos municípios, aspectos socioeconômicos e os processos que resultaram na formação do Consórcio e do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana processos esses que levaram ao desenvolvimento do Plano Regional entre os anos de 2010 e 2013. Além desses aspectos, a pesquisa também considerou a comparação de dados da mobilidade urbana a outros, tais quais o uso do solo e a existência de outros equipamentos de uso público, para instigar hipóteses para futuros trabalhos.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-06042023-163642
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-06-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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