skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
"A divulgação científica produzida por cientistas contribuições para o capital cultural"
Graciella Watanabe Maria Regina Dubeux Kawamura; Marcelo Gameiro Munhoz
2015
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 W324d )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
"A divulgação científica produzida por cientistas contribuições para o capital cultural"
Autor:
Graciella Watanabe
Maria Regina Dubeux Kawamura
;
Marcelo Gameiro Munhoz
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
;
CIENTISTAS
;
Capital Cultural
;
Campo Científico
;
Educação Científica
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Ao se deparar com a temática divulgação científica, observa-se um multifacetado olhar sobre seus sentidos. No desenvolvimento do presente trabalho, identificou-se que tal aspecto pode estar relacionado com a diversidade de atividades que cercam as ações de divulgar. Optou-se, então, por um olhar particular, focado na divulgação científica desenvolvida por cientistas, em seus espaços próprios de produção, buscando compreender os anseios desses atores sociais ao tratarem de temáticas contemporâneas da física para o público geral. Tal processo de reflexão se deu na dimensão sociológica dos estudos de Pierre Bourdieu, com a preocupação do desvelamento das percepções simbólicas e objetivas que permeiam os discursos e as ações práticas desses profissionais no campo científico. Para além dessa dimensão, acrescentaram-se, também, as dimensões educacionais que são negociadas nessas interações e que se relacionam a novas abordagens da ciência no espaço escolar. Desenvolveu-se uma prática reflexiva de pesquisa, cuja ação metodológica pautou-se na condução de ação direta no campo estudado, de modo, a fazer dialogar ou confrontar os dados empíricos com a teoria. Nesse sentido, foi analisado um Masterclasses, da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) e alunos participantes do evento produzido em colaboração com essa mesma instituição no Brasil. Para a análise dos dados, adotou-se a perspectiva das aproximações entre cientista e escola, para além do um olhar distanciado, a partir de um dado campo social. Identificaram-se os deslocamentos simbólicos entre os diálogos dos atores do campo científico e do campo escolar como indicações da criação do novo, imposição das concepções do espaço social de origem e dimensões de expansão simbólica. (CONTINUA)
(CONTINUAÇÃO) Esse lugar de troca, ataque e defesa entre campos, denominado fronteira, parece indicar um instrumental capaz de contemplar a pluralidade da divulgação científica. Reserva-se, portanto, o direito de entender as ações dos cientistas como atividades que ultrapassam o mundo social científico para, no encontro com o campo escolar, reconhecer o espaço de possíveis. E foi a partir dessas concepções que se chega ao entendimento nascente de uma divulgação científica, em que a aquisição de capital cultural associado à ciência ultrapassa a dimensão das regras estabelecidas pelos campos de origem, seja para unicamente a aquisição do conhecimento científico específico, seja para aquisição apenas de aspectos culturais. São, em partes, aquisições provindas da interação com o mundo do outro e que se caracterizam pela perspectiva de aprender e apoderar-se de um saber reconhecido como parte da humanidade e da dignidade científica dos investigados, e que, ao mesmo tempo, adquire valor social como capital cultural.
Data de criação/publicação:
2015
Formato:
227 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
13
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript