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A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente

Fonseca, Dirce Mendes da

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008, Vol.34 (2), p.361-370 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente
  • Autor: Fonseca, Dirce Mendes da
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; ensino e prática científica ; Epistemologia ; Epistemology ; Methodology ; Metodologia ; Pedagogia científica ; Pesquisa ; Scientific pedagogy ; teaching and scientific practice
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008, Vol.34 (2), p.361-370
  • Descrição: O presente artigo foi desenvolvido tendo como eixo analítico a obra de Gaston Bachelard na construção do "novo espírito científico", tendo como referência suas contribuições epistemológicas traduzidas na pedagogia científica e análise do esgotamento do positivismo como referencial da pesquisa em Ciências Sociais. Apresenta a epistemologia histórica de Bachelard - considera que todo conhecimento é polêmico e que, nesse sentido, as construções passadas devem ceder lugar às novas construções. Propõe a noção de rupturas para indicar uma forma mais científica de produzir ciências, a noção de processo dialético na produção de conhecimento científico e a concepção de conhecimento como progresso contínuo de retificação. Busca relacionar a pedagogia científica à prática pedagógica e apresenta as possibilidades de transformação no campo da formação docente e da pesquisa, a partir de uma visão peculiar de epistemologia e de uma prática científica crítica e reflexiva. Uma pedagogia científica que deve ter como preocupação desenvolver ações formativas e estar inserida numa dupla perspectiva - a educação entendida como prática social e histórica. Tais reflexões encaminham para a articulação teoria-prática e para a compreensão da pesquisa como uma atividade criativa. Desse processo, deve resultar a compreensão do fazer científico, da prática interdisciplinar, da articulação teoria-prática e do aprendizado integrado pesquisa/ensino.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português

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