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Modelo conceitual para lições aprendidas em projetos: um framework sensível ao contexto para registro da aprendizagem em projetos

Guzzo, Cláudia Hofart

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo conceitual para lições aprendidas em projetos: um framework sensível ao contexto para registro da aprendizagem em projetos
  • Autor: Guzzo, Cláudia Hofart
  • Orientador: Almeida, Carlos Henrique Marcondes de
  • Assuntos: Gestão Do Conhecimento Em Projetos; Lições Aprendidas Em Projetos; Modelagem Conceitual; Sistemas Sensíveis Ao Contexto; Context Aware Systems; Context Conceptual Modelling; Knowledge Management In Projects; Lessons Learned In Projects
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
  • Descrição: As boas práticas de gestão projetos de recomendam que empresas realizem a sistematização de lições aprendidas nos projetos, isto é, das experiências-chave que revelam a aprendizagem obtida no processo de execução de um projeto e que podem ser relevantes para projetos futuros. Mas para que seja possível aprender a partir das experiências e melhores práticas de outras pessoas, toda e qualquer ação de registro de informação precisa ser feita considerando elementos de contexto que levem em conta aspectos profissionais, organizacionais, sociais, geográficos e temporais, uma vez que as necessidades de informação variam de acordo com a profissão ou o grupo social dos usuários, suas origens e os requisitos específicos da tarefa que está sendo realizada. A partir de um referencial teórico alicerçado na Ciência da Informação, na Arquivologia e na Ciência da Computação esta pesquisa busca entender o que é e como identificar o contexto para estruturação de sistemas de informação para então propor um modelo conceitual do contexto de produção de lições aprendidas para registrar a aprendizagem em projetos. Sendo uma pesquisa exploratório descritiva, utiliza-se do método hipotético dedutivo e realiza a análise da estrutura de cinco repositórios de lições aprendidas disponíveis online face aos elementos contextuais básicos para o registro do contexto de lições aprendidas definidos a partir de uma adaptação da fórmula 5W+1H. Entrega um conjunto de metadados para sistematização de lições aprendidas e sua respectiva associação com o contexto, e o Modelo Conceitual para Lições Aprendidas em Projetos (MCLAP), que possui sua centralidade na classe LESSON (que descreve a aprendizagem alcançada e sua aplicabilidade), e está diretamente relacionada à outras classes que definem os objetos necessários para o registro do contexto de produção desta aprendizagem. Por fim, discute-se a aplicabilidade de ontologias de alto nível para representação de lições aprendidas em projetos a partir da realização do mapeamento do MCLAP na BFO (Basic Formal Ontology) a na IAO (Information Artifact Ontology), corroborando a aplicabilidade destas ontologias como base para uma ontologia de domínio para lições aprendidas em projetos a partir da constatação da possibilidade de reutilização de 8 (oito) entidades já existentes na IAO e na proposição de 15 (quinze) novas entidades com suas respectivas propriedades para elementos mais específicos. Os conceitos e relacionamentos do modelo conceitual proposto abrem oportunidades para reestruturação de repositórios de lições aprendidas que, com uso de inteligência artificial, possam revelar conteúdos úteis aos usuários de uma organização de forma intuitiva e personalizada, contribuindo assim no desempenho das empresas e seus projetos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-18122023-163452
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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