skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX

Leme, Mariana Gazioli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-08-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
  • Autor: Leme, Mariana Gazioli
  • Orientador: Chiarelli, Domingos Tadeu
  • Assuntos: Branquitude; Feminilidade; Marie Laurencin (1883-1956); Pintura Francesa; Femininity; French Painting; Whiteness
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: Esta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.
  • DOI: 10.11606/D.27.2021.tde-28092023-113425
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2021-08-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.