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Opiniões de estudantes de saúde sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante

Danton Matheus de Souza Vivian Costa Souza; Winnie Naomi Matsui; Rafael Rodrigo da Silva Pimentel; Marcelo José dos Santos

Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 75, n. 3, e20210001, 2022

Brasília 2022

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (SANTOS, M. J. dos doc 17e )(Acessar)

  • Título:
    Opiniões de estudantes de saúde sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante
  • Autor: Danton Matheus de Souza
  • Vivian Costa Souza; Winnie Naomi Matsui; Rafael Rodrigo da Silva Pimentel; Marcelo José dos Santos
  • Assuntos: OPINIÃO PÚBLICA (PSICOLOGIA); ESTUDANTES; CIÊNCIAS DA SAÚDE; TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS; TRANSPLANTE DE TECIDOS; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PESQUISA QUALITATIVA
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 75, n. 3, e20210001, 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/fGmJMPZSLgGdqJSxYVYswqF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2021
  • Descrição: Objetivos: analisar as opiniões de estudantes de cursos da saúde sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. Métodos: estudo qualitativo, com desenho de análise documental, a partir de registro de um banco de dados, analisados sob duas óticas: 1) Análise lexical, com o software IRAMUREQ, e 2) Análise temática de conteúdo. Resultados: da análise, geraramse 3 categorias principais: 1) Doação de órgãos e tecidos como ato de amor ao próximo e oportunidade de recomeço; 2) Desmistificação e conscientização sobre doação de órgãos e tecidos; e 3) Importância de comunicar a família e divulgar a doação de órgãos e tecidos. Considerações Finais: apesar dos estudantes demonstrarem opiniões favoráveis à doação, também reconhecem a presença de tabus sociais, sendo importante a discussão em núcleo familiar, a divulgação da temática e a conscientização da sociedade. Além disso, a educação dos discentes torna-se uma das possibilidades de intervenção na problemática
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e20210001.
  • Idioma: Português

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