skip to main content

Iconicity and Complexity in Hypnotic Communication/Iconicidade e Complexidade na Comunicacao Hipnotica

Neubern, Mauricio da Silva

Psicologia, teoria e pesquisa, 2016-07, Vol.32 (SI) [Periódico revisado por pares]

Instituto de Psicologia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Iconicity and Complexity in Hypnotic Communication/Iconicidade e Complexidade na Comunicacao Hipnotica
  • Autor: Neubern, Mauricio da Silva
  • É parte de: Psicologia, teoria e pesquisa, 2016-07, Vol.32 (SI)
  • Descrição: The present paper proposes a theoretical approximation between iconicity, which is the signs' ability to transmit the resemblance with objects, and a complex perspective of hypnotic communication. The discussion is developed based on three main topics. The first is that of semiotic heterogeneity of communicative processes of hypnosis; the second consists of an articulation between the individual and the collective; and third, in the relation between the notions of ethos and sentiment. The paper concludes that in spite of conceptual difficulties the relationship between iconicity and complexity propitiate great contributions regarding important themes in hypnotic communication, such as subjectivity, the therapist's experience, research, and belonging. Keywords: iconicity; hypnotic communication; complexity; semiotics; trance O presente trabalho busca promover uma aproximacao teorica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicacao hipnotica. Essa discussao e desenvolvida em torno de tres topicos principais. O primeiro e a heterogeneidade semiotica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulacao entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relacoes entre a nocao de ethos e sentimento. O trabalho e concluido destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relacoes entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuicoes no que diz respeito a temas importantes da comunicacao hipnotica, como a subjetividade, a experiencia do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento. Palavras-chave: iconicidade, comunicacao hipnotica, complexidade, semiotica, transe
  • Editor: Instituto de Psicologia
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.