skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Goya história e representações do popular
Roberto Vincenzi Kusmini José Carlos Sebe Bom Meihy 1943-
2001
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T KUSMINI, R.V. 2001 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Goya história e representações do popular
Autor:
Roberto Vincenzi Kusmini
José Carlos Sebe Bom Meihy 1943-
Assuntos:
SOCIEDADE
;
IDEOLOGIA
;
ARTES
;
CULTURA POPULAR
;
PINTORES -- ESPANHA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O "popular" relacionou-se intimamente com o contexto histórico espanhol do final do sé-culo XVII e começo do século XIX: ganhou forma na cultura da Ilustração, legitimidade com a Constituição de 1812 e protagonismo na resistência à invasão napoleônica na primeira guerra Romântica da história. Por outro lado, as contradições do popular histórico espanhol despontaram com a mesma rapidez dos acontecimentos: expurgou os valores da Revolução Francesa; reagiu à Constituição liberal de 1812 e apoiou a restauração da monarquia por Fernando VII. Os termos "povo" e "popular" foram freqüentemente empregados pela historiografia goyesca para justificar sua biografia e, às vezes, sua produção. Raros foram os estudos que problematizaram esses conceitos em seu sistema visual. O popular não foi exclusivo de Goya, mas tema de muitos outros pintores, bem como escritores, políticos e intelectuais. Esta dissertação propõe analisar algumas obras seriadas goyescas, especialmente a série de cartões para tapeçaria (1775-1791), dois conjuntos de pinturas de gabinetes (1794 e 1816) e as séries de gravuras "Los Caprichos" (1799) e "Los Desastres de la Guerra" (1810-1823), para distinguir os significados de seu sistema visual frente as diversas outras representações do popular. O conhecimento da singularidade do popular goyesco permite formular a hipótese de que suas representações anunciaram uma crise da imagem simbólica do Antigo Regime espanhol como, por exemplo, a substituição
do sujeito nominativo (reis, rainhas, príncipes, nobres, etc.) pelo sujeito "vulgar" e anônimo na iconografia
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
195 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript