skip to main content

O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo

Martins, Christiane De Fátima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-07-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O espectador da performance urbana artivista: uma análise da recepção da intervenção Cegos, do Desvio Coletivo
  • Autor: Martins, Christiane De Fátima
  • Orientador: Martins, Marcos Aurélio Bulhões
  • Assuntos: Performance; Performance Urbana Artivista; Reação; Espectado; Performatividade; Contemporaneidade; Recepção; Artivismo; Arte Ativista; Reception; Performativity; Reaction; Activist Art; Performance; Contemporaneity; Artivist Urban Performance; Artivism; Spectator
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.;Acompanha DVD-R - t709.04074 M379e (corrigida) (anexo)
  • Descrição: A pesquisa se propõe a analisar e refletir sobre quem é o espectador da performance urbana artivista no atual contexto histórico brasileiro, através da análise da ação artística Cegos, idealizada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões e realizada pelo grupo de performance e intervenção urbana Desvio Coletivo, de São Paulo; e, por meio desta, buscar compreender o que leva o transeunte a permanecer diante da ação, tornando-se assim um espectador da mesma. Além disso, busca-se responder se a intervenção urbana em questão é capaz de criar imagens que possibilitam incorporar, de maneira reflexiva e afetiva, o transeunte/espectador à obra, tornando-o sujeito e objeto, discutindo quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade; e se possibilita ao espectador refletir sobre o tempo histórico em que se encontra. Dessa forma, tomando por método a análise das narrativas dos espectadores, observadas e registradas durante as intervenções, a pesquisa busca entender se a performance urbana artivista cria e ativa dispositivos poéticos repletos de elementos desestabilizantes, que alteram o status quo, mesmo que momentaneamente, conforme o entendimento de José A. Sanchez (2016), e se possibilita a este espectador uma reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra, tornando-o um espectador emancipado, conforme o entendimento de Jacques Rancière (2010/2012). Assim, a partir das entrevistas realizadas tanto com aqueles que se depararam com a ação, de forma desavisada, rompendo com o fluxo cotidiano desses e da cidade, como com aqueles que se dirigem até o local da realização da intervenção com a intenção de acompanhá-la, propõe-se cinco modalidades de recepção/reação dos espectadores, a saber: identificação; negação; narração ficcional; narração contextual; e reação não discursiva, os quais ampliam o discurso sobre as formas de recepção, principalmente sobre o comportamento social frente à intervenções urbanas performativas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2021.tde-10022022-124222
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2021-07-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.