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O ensino de habilidades de resolução de problemas interpessoais em uma classe de ensino fundamental

Dâmaris Simon Camelo Borges Edna Maria Marturano

2002

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Borges, Damaris Simon Camelo )(Acessar)

  • Título:
    O ensino de habilidades de resolução de problemas interpessoais em uma classe de ensino fundamental
  • Autor: Dâmaris Simon Camelo Borges
  • Edna Maria Marturano
  • Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Atualmente nas salas de aula, muitas queixas têm sido feitas em relação aos comportamentos socialmente inadequados apresentados por crianças e adolescentes. Pais e professores queixam-se da falta de controle sobre esses comportamentos e sua conseqüente exposição a situações de risco. Pesquisas têm demonstrado que a criança que apresenta problemas disciplinares, na maioria das vezes não tem problemas de ordem psiquiátrica ou é psicológica e sim um déficit em habilidades de solução de problemas interpessoais, o que acaba interferindo na competência social do indivíduo. Diante desse contexto, este trabalho teve por objetivo comparar as habilidades de solução de problemas interpessoais antes e depois da aplicação de um programa para desenvolvimento dessas habilidades, partindo do pressuposto de que as habilidades sociais são aprendidas, podendo-se prevenir as dificuldades adaptativas. O ensino em sala de aula favorece a abrangência de um público alvo maior e a aplicação dos conceitos à realidade dos problemas cotidianos das crianças, permitindo a generalização das idéias. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 9 anos, em uma escola da rede municipal de ensino fundamental. Os alunos foram divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31), ao qual se aplicou o currículo "Eu Posso Resolver Problemas" de M. Shure, e Grupo de Comparação (n = 24), que não passou por intervenção. Adicionalmente, foi feito um diário de
    campo durante a intervenção, onde foram registradas as ocorrências de conflitos interpessoais em sala de aula. As habilidades de solução de problemas interpessoais foram avaliadas nos dois grupos, antes e após a intervenção, através do Teste de Solução de Problemas Interpessoais. A comparação entre os grupos antes e depois da intervenção foi feita através de ANOVAs 2 (grupo) x 2 (sexo). A comparação entre medidas pré e pós-intervenção foi feita através . ) do teste t para amostras emparelhadas. Resultados indicam que as crianças que passaram pelo programa melhoraram significativamente seu desempenho na geração de soluções alternativas para problemas interpessoais, quando comparadas aos colegas que não passaram pelo programa. Em uma análise qualitativa, verificou-se que as crianças que passaram pelo processo de intervenção aumentaram as respostas relacionadas à negociação, demonstrando uma maior sensibilização ao ponto de vista do outro. No grupo de comparação, em termos qualitativos, o aumento de respostas de categorias como "despistar" e "manipulação da amizade", consideradas como indício da ausência de sensibilização ao ponto de vista do outro, pode ser indicativo de que a simples freqüência na 1ª série tende a melhorar as habilidades sociais nas crianças tomando-as mais adaptadas ao meio, mas não necessariamente mais pró-sociais. Com base no Diário de Campo verificou-se que, no total geral da classe, a incidência de ocorrências consideradas perturbadoras
    envolvendo as crianças não diminuiu, mas observamos que as crianças que deram indícios de mais terem se beneficiado com o projeto, foram as que obtiveram índices mais altos de ocorrências no período inicial. Também foram crescentes as atuações da interventora consideradas adequadas ao longo do período. Esses dados levantam algumas considerações a respeito das outras variáveis que também interferem no desenvolvimento da competência social da criança
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 90 p. anexos.
  • Idioma: Português

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