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Gurilândia (1948 - 1956). A formação de crianças e professores na página do Estado de Minas

Santos, Andre Carazza Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gurilândia (1948 - 1956). A formação de crianças e professores na página do Estado de Minas
  • Autor: Santos, Andre Carazza Dos
  • Orientador: Biccas, Maurilane de Souza
  • Assuntos: História Da Educação; História Da Infância; História Dos Impressos; Jornal Estado De Minas; Education History; Estado De Minas Newspaper; History Of Printing; Infancy History
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação teve por objetivo investigar o suplemento infantil do jornal Estado de Minas, intitulado Gurilândia, no período de 1948 a 1956. Criado em um momento de expansão do mercado consumidor destinado às crianças e valendo-se de condições favoráveis de produção e circulação, explicadas por seu vínculo com o jornal Estado de Minas, o Gurilândia alcançou uma popularidade entre o público mineiro testemunhada por sua longevidade, visto que ainda hoje é produzido. O recorte temporal, necessário para viabilizar a pesquisa, privilegiou os primeiros anos de circulação do suplemento, momento no qual foi dirigido por Celso Brant. Confluiu para essa escolha a representatividade de Brant no cenário cultural e político mineiro, bem como a especificidade do projeto editorial da publicação no período que esteve sob sua responsabilidade. Assim sendo, foi definido, como corpus de análise, os números do suplemento infantil que circularam sob a direção de Celso Brant, ou seja, de 25 de janeiro de 1948 a 18 de março de 1956. Quantitativamente, isso representou 341 números da publicação. O diálogo com a área da História dos Livros, dos Impressos, da Leitura e da Infância subsidiou a tentativa de entendimento dos aspectos da produção, circulação e uso do suplemento infantil. A análise do conteúdo do Gurilândia permitiu concluir que o constante caminhar sobre uma linha educativa foi a marca constitutiva dessa publicação. Para dar corpo a essa proposta, o suplemento lançou mão do estreitamento dos laços com as instituições escolares mineiras, além de veicular uma grande parte de conteúdo com interesses escolares. Esse projeto educativo ficou ainda mais explícito quando se percebeu que pessoas ligadas à Revista do Ensino e à Escola de Aperfeiçoamento, provavelmente as principais responsáveis pela formação de professores mineiros na primeira metade do século XX, contribuíram regularmente no Gurilândia. Embora destinado prioritariamente ao público infantil, o suplemento também incluiu seções direcionadas aos professores, de um teor marcadamente escolanovista. Constatou-se, por fim, que a produção da imprensa escrita infantil desse período foi marcada por duas tendências principais: publicações com predominância de intenções recreativas e publicações com predominância de intenções educativas e até escolares. A análise do Gurilândia permite, seguramente, que o suplemento infantil do Estado de Minas seja encaixado nesse segundo grupo.
  • DOI: 10.11606/D.48.2008.tde-02022009-110521
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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