skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Efeitos da lipoproteína de baixa densidade nativa e oxidada sobre processos de sinalização em células endoteliais (Implicações na aterogenese)

Diana Marli Fries Hugo Pequeno Monteiro

1999

Disponible en CQ - Conjunto das Químicas    (T 574.19245 F912e )(Obténgalo)

  • Título:
    Efeitos da lipoproteína de baixa densidade nativa e oxidada sobre processos de sinalização em células endoteliais (Implicações na aterogenese)
  • Autor: Diana Marli Fries
  • Hugo Pequeno Monteiro
  • Materias: PROTEÍNAS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: Células endoteliais de aorta de coelho (RAEC) estimuladas com LDL oxidada (LDLox) apresentaram níveis de fosforilação em tirosina aumentados quando em contato com as células por 1 hora, acompanhada de produção do radical anion superóxido(´O IND.2-´), o que não aconteceu com LDL nativa (LDLnat). A LDLnat só apresentou esses efeitos nos níveis de fosforilação em tirosina, em células RAEC estimuladas por 16 horas. Com relação a atividade de proteínas tirosina fosfatases, somente aLDLox mostrou-se efetiva, sendo que estes efeitos estavam mais pronunciados em células estimuladas por 16 horas. Neste mesmo periodo de estimulação, a LDLox foi capaz de induzir um aumento de captação de cálcio intracelular paralelamente, a liberaçao óxido nitrico (NO). Além disso, comparando-se os efeitos da LDLox, nos períodos de estimulação das células, 1 hora e 16 horas, verificou-se que os niveis de fosforilação em tirosina apresentaram-se discretos em 16 horas, em comparação com aqueles observados em 1 hora e, isto era decorrente da geração do anion peroxinitrito (ONO´OPOT.-), potente oxidante que nitra proteinas em residuos de tirosina. este resultado foi confirmado utilizando-se compostos específicos que inibem a presença de ´O IND.2-´ e NO, radicais que reagem entre si e geram ONO´O POT.-', e anticorpo monoclonal (1A6) para proteinas nitradas. Os resultados demonstraram que a LDLox pode modular vias de sinalização em células endoteliais, que devem estar envolvidas nas
    etapas iniciais da aterogenese
  • Fecha de creación: 1999
  • Formato: 199 p.
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere