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Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado

Hotta, Leonardo Hitoshi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2007-09-28

Acesso online

  • Título:
    Avaliação comparativa de tecnologia de transporte público urbano: ônibus x transporte público individualizado
  • Autor: Hotta, Leonardo Hitoshi
  • Orientador: Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
  • Assuntos: Prt; Ahp; Avaliação De Projetos Em Transportes; Transporte Público Urbano; Transporte Público Individualizado; Transportation Project Assessment; Prt; Personal Rapid Transit; Urban Public Transportation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliação de novas tecnologias de transporte público urbano. O objetivo é aplicar esta metodologia para tornar possível a comparação entre diferentes tecnologias para o transporte público. Este trabalho também considera ainda a introdução de uma nova tecnologia em uma cidade média brasileira. Trata-se do transporte público individualizado (TPI) ou personal rapid transit (PRT), como potencial substituto do ônibus. O TPI, que é uma tecnologia pouco conhecida, porém tem um potencial a ser explorado, já que possui características de transporte individual e ao mesmo tempo, é um serviço de transporte público. A metodologia consiste em duas etapas: a primeira etapa emprega a técnica conhecida como analytic hierarchy process (AHP), que já foi utilizada para avaliar projetos de transporte que envolvem atributos de diferentes naturezas e que são de difícil comparação utilizando outras técnicas. A estrutura desenvolvida contemplou a seleção de critérios, a determinação dos pesos dos critérios, o levantamento dos dados de cada tecnologia para comparação, a comparação dos dados das tecnologias dentro de cada critério e, por fim, a determinação da tecnologia mais adequada. Dois grupos de avaliadores foram considerados: pesquisadores especialistas em transporte público e usuários. A segunda etapa consiste em comparar diretamente o desempenho operacional das tecnologias. Foram comparados o tempo de atendimento, a capacidade máxima de atendimento, o tempo de viagem por passageiro e pelo sistema. A avaliação da primeira etapa deu ao TPI uma ligeira vantagem para os dois grupos, o que pode evidenciar a necessidade de se modificar o conceito de transporte público urbano. A avaliação para a segunda etapa demonstrou que o TPI atenderia a demanda numa cidade média com qualidade superior ao ônibus, porém a capacidade de atendimento, na forma apresentada, é inferior ao ônibus. Com base nos resultados, o TPI surge como uma alternativa interessante ao ônibus, porém sofre restrições por conta de seu alto custo de investimento.
  • DOI: 10.11606/D.18.2007.tde-28112007-095503
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2007-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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