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Trilhas de saúvas (Atta sexdens rubropilosa): um método que impede a formação de fluxo bidirecional e mostra que as forrageadoras resolvem o problema

Ribeiro, Pedro Leite

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2009-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Trilhas de saúvas (Atta sexdens rubropilosa): um método que impede a formação de fluxo bidirecional e mostra que as forrageadoras resolvem o problema
  • Autor: Ribeiro, Pedro Leite
  • Orientador: Iannini, Carlos Arturo Navas
  • Assuntos: Trilhas; Saúva; Orientação; Luz; Forrageamento; Auto-Organização; Atta; Self-Organization; Trails; Ants
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Muitas trilhas de formigas entre o ninho e a área de forrageamento são, obrigatoriamente, consideradas estradas de mão dupla, devido ao caminho marcado por feromônios. Nesses caminhos pelos quais fazem a sua viagem, a única maneira de uma formiga voltar ao ninho, depois de pegar um pouco de comida, é seguir a rota quimicamente marcada. Essas trilhas são um paradigma biológico na teoria da auto-organização quanto aos feitos coletivos dos animais. Uma maneira de testar a suficiência dos modelos atuais é perturbar os arranjos naturais em que as regras de interação deram origem aos padrões auto-organizados. Nós desenvolvemos um método que impede as formigas de forragearem em trilhas de mão-dupla. A única maneira de forragear dá-se através de duas rotas separadas, de forma que elas não podem voltar pelo mesmo caminho que fizeram para chegar à comida ou ao ninho. De maneira contrária ao que a teoria atual poderia antecipar, operárias de formigas cortadeiras Atta sexdens rubropilosa podem resolver esse problema. Nós sugerimos que essa habilidade é uma conseqüência evolutiva da necessidade de lidar com irregularidades ambientais que não 75 poderiam ser resolvidas através de comportamentos excessivamente estereotipados, e que isso é um exemplo de um fenômeno abrangente. Nós também indicamos que esse método pode ser usado para estudo com outros animais invertebrados e vertebrados para estudos de orientação, memória, percepção, aprendizado e comunicação.
  • DOI: 10.11606/T.41.2009.tde-21052009-103159
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Data de criação/publicação: 2009-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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