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A importância do processo criativo ao ensino e aprendizagem em design de moda: experiência internacional de criação interdisciplinar e de excelência em Veneza

Farias, Ana Claudia Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2016-02-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A importância do processo criativo ao ensino e aprendizagem em design de moda: experiência internacional de criação interdisciplinar e de excelência em Veneza
  • Autor: Farias, Ana Claudia Silva
  • Orientador: Kanamaru, Antonio Takao
  • Assuntos: Design De Moda; Dialogia; Veneza; Educando; Ensino Da Moda; Processo Criativo; Creative Process; Student; Fashion Education; Fashion Design; Dialogy; Venice
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de estudo e análise sobre o processo criativo no ensino e aprendizagem da moda, com vistas à compreensão de sua importância e de seu desenvolvimento nessa complexa especialidade do design. Visamos assim nossos esforços ao desenvolvimento da didática criadora na moda brasileira em nível superior. Como referência consideramos a história, a experiência e a qualidade reconhecida do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido do curso de design de moda da universidade Iuav de Venezia na Itália, destacando-se a qualidade e modernidade do caso de Veneza. Com os resultados obtidos de análise, reiteramos o caráter fundamental do processo criativo na concepção e no de desenvolvimento de produtos e serviços da moda, mas sobretudo na importância da consideração do educando como sujeito em processo de ensino e aprendizagem e em sua relação coletiva em ambiente favorável para a troca e para a construções culturais. Em particular, destacamos também os aspectos sensíveis relacionados à expressão e à identidade em obra, que qualificam decisivamente o desenvolvimento especializado da linguagem da moda em seu contexto histórico e cultural
  • DOI: 10.11606/D.100.2016.tde-23052016-120953
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2016-02-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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