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Avaliação neuropsicológica e análise de funções corticais superiores de crianças com fissura labiopalatina

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim

2016

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (T111a )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação neuropsicológica e análise de funções corticais superiores de crianças com fissura labiopalatina
  • Autor: Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
  • Assuntos: FISSURA LÁBIOPALATINA; NEUROPSICOLOGIA; COGNIÇÃO; CRIANÇAS
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: Crianças com fissura labiopalatina, em condições crônicas de reabilitação confrontam-se com uma variedade de desafios especiais que as predispõem a distúrbios cognitivos e de aprendizagem, justificando estudos transversais e longitudinais para determinar a causalidade de fatores interferentes. Nesse sentido, a avaliação neuropsicológica de crianças com fissura labiopalatina, tem sido um campo de estudo pouco explorado, apesar de fundamental para a identificação de marcadores como linguagem, atenção e memória, dentre outros. O objetivo deste estudo foi identificar o desempenho neuropsicológico de funções corticais superiores e comparar os achados de acordo com os tipos pre, pós e transforame de crianças com fissura labiopalatina. No estudo participaram 416 escolares, ambos os sexos, na idade entre 7 e 12 anos de idade, sendo 208 formado por participantes com fissura labiopalatina (GA) e 208 como controles (GC), sem essa anomalia. Os instrumentos utilizados foram Matrizes Progressivas Raven e a Bateria de Avaliação Neuropsicológica, composta por dez conjuntos de provas e sub-provas que avaliam aspectos específicos da dinâmica funcional cerebral, promovendo o mapeamento qualitativo das áreas corticais e suas associações, por meio das habilidades motoras, perceptivas, cognitivas, de memória e linguagem. Os resultados evidenciaram o nível intelectual do GA com 78% na média, sendo o GAII o grupo com maior número de participantes abaixo da média. No escore geral das funções neuropsicológicas, a média foi de 70,6% de aproveitamento nas tarefas, sendo a memória operacional a função mais prejudicada com 45,1% de acertos, seguida da cognitivo-linguística, com 57,4%. Os resultados dos subgrupos que compuseram o GA foram semelhantes entre si, à exceção da variável memória operacional auditivo-visual, em que o GAII foi o menor desempenho
    Estes resultados apontaram para defasagens no desenvolvimento de habilidades cognitivas neuropsicológicas, importantes e necessárias ao desempenho escolar satisfatório, com significância estatística quando comparados ao grupo controle
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 127 p.
  • Idioma: Português

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