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Território educativo: as práticas educativas da extensão universitária e dos coletivos culturais na periferia de São Paulo 

Borges, Analu Garcia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2021-01-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Território educativo: as práticas educativas da extensão universitária e dos coletivos culturais na periferia de São Paulo 
  • Autor: Borges, Analu Garcia
  • Orientador: Bassani, Jorge
  • Assuntos: Coletivos Culturais; Extensão Universitária; Práticas Educativas; Território; Cultural Collectives; Educational Practices; Territory; University Extension
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A partir de 2011 houve o início de um processo colaborativo de construção de conhecimento em Perus, distrito da região noroeste de São Paulo, envolvendo a Comunidade Cultural Quilombaque, agentes locais e o Núcleo de Estudos da Paisagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NEP/USP). No outro extremo do município, onde se localiza o bairro do Bororé, houve também a parceria entre o coletivo ecocultural Casa Ecoativa, a escola estadual Professor Adrião Bernardes e o Grupo de Estudos de Mapografias Urbanas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (GeMAP/USP). Ambos os territórios são denominados de \"educadores\" por seus agentes. A pesquisa busca compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, a relação entre educação e território a partir das práticas apontadas. Para tanto, foi realizada uma investigação teórica sobre os conceitos de território e educação, seus conteúdos e classificações, bem como uma pesquisa de campo para compreender a aplicação desses conceitos nas práticas dos coletivos em parceria com a extensão universitária. Conclui-se que a atuação pedagógica e política desses coletivos em parceria com projetos de extensão universitária, por meio de processos dialógicos, opera como um instrumento potente para serem pensadas e construídas novas formas de gestão, existência e sobrevivência nas cidades em permanente construção.
  • DOI: 10.11606/D.16.2021.tde-30042021-155007
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-01-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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