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A nova proposta curricular do ensino de geografia na rede estadual de São Paulo: um estudo

Rossi, Murilo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2011-12-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A nova proposta curricular do ensino de geografia na rede estadual de São Paulo: um estudo
  • Autor: Rossi, Murilo
  • Orientador: Sousa Neto, Manoel Fernandes de
  • Assuntos: Banco Mundial; Neoliberalismo; Ensino De Geografia; Currículo De Geografia; Currículo; Curriculum; Curriculum Geography; Neoliberalism; Teaching Geography; World Bank
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho consiste numa análise do currículo de geografia vigente para o ensino fundamental II no estado de São Paulo, com o objetivo de refletir sobre a construção da geografia escolar inserida no documento da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. A pesquisa foi direcionada para uma investigação do currículo de geografia, contextualizado nas transformações na educação brasileira e paulista, dentro de uma perspectiva neoliberal. Com isso, foi feita uma análise das teorias curriculares, dentro de um debate que incluiu as diversas concepções de currículo, da geografia e seu ensino, objetivando compreender a perspectiva teórico-metodológica inserida no documento, além da compreensão de sua gênese e as implicações contidas no processo político-educativo em relação a esse novo currículo. A partir dessa proposta, observamos que o ensino de geografia é imposto as comunidades escolares, com concepções contraditórias, voltadas para uma educação orientada por organismos multilaterais como o Banco Mundial, trazendo um ensino e aprendizagem baseados no indivíduo, numa perspectiva empresarial de educação, ocultando e descaracterizando fundamentos essenciais para uma organização curricular que valorize ações que privilegiem realmente o papel do homem como sujeito histórico.
  • DOI: 10.11606/D.8.2011.tde-25062012-161423
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2011-12-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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