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Comportamento, auto-percepções e ambiente familiar de crianças que convivem com mães com história recente de depresão

Luciana Mian Sonia Regina Loureiro

2005

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (Mian, Luciana )(Acessar)

  • Título:
    Comportamento, auto-percepções e ambiente familiar de crianças que convivem com mães com história recente de depresão
  • Autor: Luciana Mian
  • Sonia Regina Loureiro
  • Assuntos: MÃES; DEPRESSÃO; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR (DESENVOLVIMENTO); SAÚDE MENTAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A infância se constitui no período de desenvolvimento em que ocorrem as principais aquisições e que determinados eventos têm maior impacto, dentre estes se destaca a doença psiquiátrica dos pais, em especial a depressão materna. Objetiva-se compreender o significado de vulnerabilidade para crianças em idade escolar do convívio com a depressão materna, em comparação com crianças que convivem com mães sem história psiquiátrica. Foram avaliadas 40 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 12 anos, com nível intelectual pelo menos médio, sem doenças orgânicas crônicas e sem deficiências sensoriais aparentes, divididas em dois grupos: G1- 20 crianças, cujas mães têm história recente de Depressão e G2- 20 crianças sem história psiquiátrica recente ou pregressa. As crianças foram selecionadas através do Teste das Matrizes Coloridas de Raven e as mães através da Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID), com o objetivo de avaliar sistematicamente a presença ou ausência de sintomas psiquiátricos. As crianças foram avaliadas em sessões individuais, por meio dos instrumentos: Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito e Roteiro de Avaliação do Senso de Auto-eficácia. As mães responderam à Escala Comporta mental A2 de Rutter, ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e a Escala de Eventos Adversos. Os dados foram codificados e quantificados de acordo com as recomendações de cada técnica. Procedeu-se as análises de comparação dos grupos, através
    dos testes não paramétricos de Mann-Whitney, Exato de Fisher e 'x POT. 2' e a integração dos dados, pelas correlações univariadas e análise fatorial, considerando um p'< OU =' 0,05. Observou-se diferenças significativas entre os grupos tanto para as variáveis das crianças como para o ambiente familiar. Com relação às variáveis pessoais das crianças, as de G1 foram referidas pelas mães como apresentando maior dificuldade de comportamento e maior ... necessidade de cuidados especializados do que as de G2. As crianças de G1 se auto perceberam com um autoconceito comportamento mais negativo e fizeram uma avaliação mais negativa quanto à auto-eficácia acadêmica. Quanto às características do ambiente familiar, foi observada a presença de menos recursos e uma menor organização das rotinas para as crianças de G 1. Não foi observada diferença significativa entre os grupos na avaliação geral de ocorrência de eventos adversos. Com base nas análises de integração dos dados relativos as variáveis pessoais das crianças e do ambiente familiar caracterizou- se a depressão materna como uma condição adversa ao desenvolvimento destas crianças. Tal dado chama a atenção para a necessidade de promover mecanismos de proteção que possam ser efetivados em práticas de saúde mental que focalizem as crianças que experimentam tal condição, que dêem suporte às suas mães e orientem suas famílias no sentido de prevenir dificuldades futuras, proporcionando condições
    favoráveis à superação do impacto negativo da depressão materna para o desenvolvimento de crianças em idade escolar
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 113 p. anexos.
  • Idioma: Português

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