skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Arquitetura, cultura escolar e as práticas de educação física: a relevância dos pátios em instituições salesianas no início do Século XX

Lima, Diego Ferreira ; Gois Junior, Edivaldo

Cadernos de História da Educação, 2022-02, Vol.21, p.e067-e067 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Uberlândia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Arquitetura, cultura escolar e as práticas de educação física: a relevância dos pátios em instituições salesianas no início do Século XX
  • Autor: Lima, Diego Ferreira ; Gois Junior, Edivaldo
  • Assuntos: arquitetura escolar ; educação física ; história das instituições escolares
  • É parte de: Cadernos de História da Educação, 2022-02, Vol.21, p.e067-e067
  • Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a representação do pátio como constituinte do espaço escolar de estabelecimentos educacionais salesianos, em específico, o Colégio Salesiano Santa Rosa e o Liceu Coração de Jesus. Em um recorte temporal pertinente às primeiras décadas do século XX, a pesquisa documental teve como fontes: anuários, livros de registro e fotografias. A análise dos dados permitiu observar que nos pátios salesianos as práticas de educação física estavam muito presentes, e envolvidas em um processo de inter-relação entre diferentes culturas escolares marcadas por pedagogias modernas e um projeto educacional católico.
  • Editor: Universidade Federal de Uberlândia
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.