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Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX.
Silva, Marcos Henrique Carvalho
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2018-01-19
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Título:
Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX.
Autor:
Silva, Marcos Henrique Carvalho
Orientador:
Lagana, Armando Antonio Maria
Assuntos:
Biocombustíveis
;
Composição Variada Gasolina/Etanol
;
Motores De Combustão Interna
;
Motor Bicombustível
;
Modelagem De Sistemas
;
Modelagem De Motor
;
Bi-Fuel Engine
;
Internal Combustion Engine
;
Gasoline/Ethanol Varied Composition
;
Engine Modeling
;
System Modeling
Descrição:
A modelagem de motores a combustão interna deve grande parte de sua importância ao uso de unidades de controle eletrônicas que buscam gerenciar as funções do motor. De forma a fornecer melhor suporte para o projetista de controle, a modelagem oferece informações que servem de planta, sobre a qual estratégias de controle serão desenvolvidas. Nesta dissertação, procurou-se estudar e modelar cinco fenômenos: a admissão de ar e de combustível, a produção de energia efetiva através da combustão, a evolução térmica do motor e o comportamento dos gases no sistema de exaustão. Investigou-se também, em todos estes fenômenos, a influência do uso de composição variada gasolina/etanol. Na admissão de ar, buscou-se estudar como a abertura da válvula borboleta e a velocidade do motor influenciam no fluxo de ar admitido, ponderando esta grandeza através de um fator de correção denominado eficiência volumétrica. Na admissão de combustível, no caso modelada para motores com injeção indireta na porta, procurou-se explanar quantitativamente sobre os diversos aspectos que influenciam a evaporação do combustível. Na geração de energia útil, priorizou-se a análise de como as características do motor e da combustão afetam a produção de torque. Na evolução térmica do motor, examinaram-se os principais fluxos energéticos do motor e os aspectos que os influenciam. Ademais, foram executadas as validações dos modelos levantados para o motor EA 111 VHT 1.6l. Os resultados, com seus respectivos erros, podem ser encontrados neste trabalho.
DOI:
10.11606/D.3.2018.tde-17072018-084552
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
Data de criação/publicação:
2018-01-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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