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Diretrizes de projeto e avaliação de usabilidade de um ambiente de tecnologia assistiva destinado a pessoas com transtorno do espectro autista

Lóide Sheila dos Santos Moreira Marcelo Morandini

2022

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-24012022-131628 )(Acessar)

  • Título:
    Diretrizes de projeto e avaliação de usabilidade de um ambiente de tecnologia assistiva destinado a pessoas com transtorno do espectro autista
  • Autor: Lóide Sheila dos Santos Moreira
  • Marcelo Morandini
  • Assuntos: TRANSTORNO AUTÍSTICO; USABILIDADE DE SOFTWARE; Assistive Technology; Diretrizes De Usabilidade; Tecnologia Assistiva; Usability Guidelines
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A usabilidade pode ser definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seus usuários para a execução de tarefas com eficácia, eficiência e satisfação de uso. Essa qualidade interativa que o software deve oferecer possui maior relevância quando os usuários possuem características específicas, como no caso de usuários com transtorno do espectro autista (TEA). O TEA caracteriza-se por dificuldades de interação social, comunicação e um repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades. Atualmente, há vários fatores genéticos e ambientais que contribuem para o surgimento do TEA. Tais fatores influenciam o desenvolvimento inicial do cérebro, mas há amplas intervenções para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento que podem amenizar a gravidade dos sintomas. Ao longo dos anos, tecnologias assistivas possuem como foco apoiar pessoas com deficiências cognitivas, particularmente abordamos na pesquisa as pessoas com TEA. Como contribuição, intervenções tecnológicas e o emprego de aplicativos educacionais apoiam os processos terapêuticos e proporcionam conforto a essas pessoas. A literatura mostra que um dos desafios para designers e desenvolvedores de tais aplicativos são projetar IHCs que atendam pessoas com perfil espectro autista em habilidades sociais, comunicativas ou comportamentais e avaliar a usabilidade do sistema com o qual o público com TEA interage é um desafio ainda maior.
    Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar diretrizes de projeto por meio da compreensão dos requisitos de interação e da avaliação da usabilidade de um aplicativo educacional o qual abrange alfabetização e atividades básicas da vida diária de pessoas com TEA. Nesta pesquisa, foram utilizados o processo de design centrado no humano, o método de avaliação heurística e a técnica de personas. Como amostra de pesquisa, cinco avaliadores realizaram a inspeção heurística do aplicativo ACA e um total de 15 participantes com diagnóstico de TEA foram observados durante o manuseio do aplicativo. Os resultados obtidos por meio da avaliação heurística e dos testes de usabilidade serviram como base comparativa para indicação das diretrizes. Há expectativa de que a realização da avaliação da usabilidade do aplicativo ACA e consequentemente das diretrizes de projeto levantadas apoiem no desenvolvimento de novas intervenções destinadas às atividades terapêuticas desta população
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 143 p il.
  • Idioma: Português

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