Prospecção de moléculas bioativas sintetizadas por Lactobacillus acidophilus

Silva, Bruna Souza Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Biotecnologia 2019-10-31

Prospecção de moléculas bioativas sintetizadas por Lactobacillus acidophilus
  • Autor: Silva, Bruna Souza Da
  • Orientador: Silva Junior, Pedro Ismael da
  • Assuntos: Peptídeos Antimicrobianos; Bacteriocinas; Bactérias Ácido-Lácticas; Bacilos De Doderlein; Lactobacillus Acidophilus; Antimicrobial Peptides; Bacteriocins; Doderlein\'S Bacilli; Lactic Acid Bacteria
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Biotecnologia EP/FMVZ/IPT/ICB/I. BUTANTAN;Nome do Programa Interunidades no site do Instituto de Ciências Biomedicas da Universidade de São Paulo; b. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia USP/IPT/I. BUTANTAN
  • Descrição: Os Lactobacillus acidophilus são um grupo de bactérias Gram-positivas intimamente associadas, que se distribuem por diversos ambientes e possuem relevância para o ser humano, pois são componentes da microbiota normal de seus tratos gastrointestinal e urogenital. São classificados como bactérias ácido-lácticas (BAL) devido à produção de ácido láctico. Contudo, outro composto sintetizado por estes procariontes tem se destacado nas últimas décadas: as bacteriocinas. Bacteriocinas são peptídeos e proteínas, produzidos por bactérias, capazes de inibir o crescimento de outros microrganismos, para fins de competição por recursos do ambiente. Devido ao uso indiscriminado dos antibióticos convencionais e ao surgimento das bactérias multirresistentes, as bacteriocinas tem se tornado uma opção no tratamento de infecções, confecção de produtos probióticos e na conservação de alimentos. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo isolar e caracterizar peptídeos antimicrobianos produzidos por Lactobacillus acidophilus. As amostras foram obtidas do sobrenadante de extratos ácidos dos Lactobacillus e submetidas a um pré-fracionamento em colunas SEP-PAK C18 descartáveis e em seguida, à cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). As frações coletadas foram utilizadas em ensaios de inibição do crescimento microbiano em meio líquido. Foram obtidas oito frações com atividade antimicrobiana. Duas delas, com massas moleculares de 1788 e 1074 Da, foram selecionadas para a caracterização por apresentarem atividade contra C. albicans e por seus melhores resultados nas análises bioinformáticas. A molécula de 1788 Da foi sequenciada, denominada Doderlina e sintetizada com o intuito de ampliar os estudos sobre seu potencial biológico. Peptídeos bioativos e bacteriocinas isolados de L. acidophilus já foram descritos em outros estudos, contudo até o presente momento, não foi encontrado na literatura nenhum outro relato de peptídeos bioativos de L. acidophilus que fossem eficazes contra C. albicans como encontrado neste estudo, indicando que estas bactérias podem contribuir com o tratamento da candidíase, que não está sob controle e tende a aumentar sua prevalência na população.
  • DOI: 10.11606/D.87.2019.tde-13012021-161456