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Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche; Cognition, motor activity, self care, language and socialization during children development in day care

Murta, Agnes Maria Gomes; Lessa, Angelina Do Carmo; Santos, Antônio Sousa; Murta, Nadja Maria Gomes; Cambraia, Rosana Passos

Journal of Human Growth and Development; Vol. 21 No. 2 (2011); 220-229

UNESP 2011-08-01

Acesso online

  • Título:
    Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche; Cognition, motor activity, self care, language and socialization during children development in day care
  • Autor: Murta, Agnes Maria Gomes; Lessa, Angelina Do Carmo; Santos, Antônio Sousa; Murta, Nadja Maria Gomes; Cambraia, Rosana Passos
  • Assuntos: Motor Activity; Cognition; Child Development; Child Language; Infant Nutrition; Socialization; Atividade Motora; Cognição; Desenvolvimento Infantil; Linguagem Infantil; Nutrição Infantil; Socialização
  • É parte de: Journal of Human Growth and Development; Vol. 21 No. 2 (2011); 220-229
  • Descrição: OBJETIVO: avaliar o desenvolvimento cognitivo e motor, autocuidados, linguagem, socialização de crianças e estado nutricional de zero a seis anos. MÉTODO: como sujeitos, participaram 48 crianças matriculadas na instituição filantrópica Casa da Criança, residentes na periferia da cidade de Diamantina (Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil). Para a coleta dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos: aplicação do Inventário Portage, avaliação nutricional e aplicação de questionário sócio-econômico. RESULTADOS: a análise de correlação parcial revelou que ocorreu correlação estatisticamente significante entre os pares de variáveis: cognição x linguagem, socialização x autocuidado e motor x peso/altura e peso/idade. DISCUSSÃO: percebeu-se a necessidade de implantação de um programa nas creches na área de desenvolvimento infantil, que integre saúde e educação, e que possa ser planejado a partir da perspectiva do Inventário Portage. A utilização das ferramentas como as definidas no estudo possibilita a otimização dos repertórios das crianças, a capacitação dos educadores e a orientação dos familiares para estimulação das crianças. CONCLUSÃO: uma intervenção baseada no Inventário Portage mostra-se promissora para promoção das interações saudáveis entre as crianças e pais/cuidadores.
    OBJECTIVE: to evaluate the cognition and motor development, self care, language, socialization and the nutritional status of child with zero to six years old. METHOD: 48 children attending a philanthropic day care called Casa da Criança, living in Diamantina Town (Jequitinhonha Valley, Minas Gerais, Brazil) participated in this study. For data collection it was used the following instruments and proceedings: Portage Inventory application, nutritional evaluation and social and economic questionnaire. RESULTS: the partial correlation analyses demonstrated that there were significant correlations within the following pair of variables: cognition x language, socialization x self care and motor x weight/height and weight/age. DISCUSSION: we perceived the necessity of implantation of a program for child development stimulation in the day care that integrate health and education, which may be planned into the Portage Inventory perspective. The use of instruments in this study makes possible the children repertory optimization, the educators training and the family orientation to the children stimulation. CONCLUSION: an intervention based on the Portage Inventory shows as promising tool to the healthy interaction between the children and parents/caregivers.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/20010/22096
  • Editor: UNESP
  • Data de criação/publicação: 2011-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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