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Biblioteca digital de imagens de arte brasileira para ensino, pesquisa e memória institucional

Marina Marchini Macambyra Sarah Lorenzon Ferreira; Seminário de Informação em Arte (5. 2017 Rio de Janeiro)

Anais Rio de Janeiro, 2018

Rio de Janeiro Redarte/RJ 2018

Acesso online

  • Título:
    Biblioteca digital de imagens de arte brasileira para ensino, pesquisa e memória institucional
  • Autor: Marina Marchini Macambyra
  • Sarah Lorenzon Ferreira; Seminário de Informação em Arte (5. 2017 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: BIBLIOTECA DIGITAL; IMAGEM (ARTES); METADADOS; REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA
  • É parte de: Anais Rio de Janeiro, 2018
  • Notas: Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/seminario-de-informacao-em-arte/trabalho/43970>. Acesso em: 25 maio 2018
  • Descrição: O objetivo deste artigo é apresentar o protótipo de uma biblioteca digital de imagens de arte numa instituição da área de Artes Visuais. Formada principalmente por slides que reproduzem obras de arte, a coleção original foi organizada por demanda docente da área e se desenvolvia por meio da produção local de registros fotográficos e doações de artistas. A partir do final da década de 1990, o uso da coleção começou a cair, devido ao surgimento de bancos de imagens na web. Ao mesmo tempo, surgia um novo tipo de coleção de documentos de arte: os trabalhos acadêmicos de artistas nos quais a imagem é elemento predominante. A pesquisa de mestrado de uma das bibliotecárias da equipe evidenciou a demanda mais importante entre os pesquisadores: o registro e divulgação da produção dos artistas ligados à Escola. A partir desse dado, a equipe passou a buscar soluções para biblioteca digital de imagens de arte ligadas à instituição que integrasse e valorizasse essas coleções. O percurso metodológico para o desenvolvimento do protótipo foi: escolha da plataforma adequada; análise dos padrões internacionais de metadados para a descrição de imagens de obras de arte; estudo dos protocolos específicos para nomear, ordenar, e usar arquivos de imagem de forma padronizada. Como resultados serão apresentadas as ferramentas escolhidas e os desafios identificados, como as estratégias para captação da produção dos artistas locais e questões de direitos autorais. Conclui-se que desenvolver bibliotecas digitais de imagens de arte que deem visibilidade aos artistas brasileiros, principalmente os vinculados às instituições de ensino na área de Artes Visuais, será um diferencial em relação aos conteúdos já disponíveis nos acervos digitais de museus e galerias de artes.
  • Editor: Rio de Janeiro Redarte/RJ
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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