skip to main content

WOMEN ECONOMISTS: A GENDER ANALYSIS IN THE ACADEMIES OF MINAS GERAIS/MULHERES ECONOMISTAS: UMA ANALISE DE GENERO EM UNIVERSIDADES DE MINAS GERAIS/MUJERES ECONOMISTAS: UN ANALISIS DE GENERO EM LAS ACADEMIAS DE MINAS GERAIS

Rosa, Cibele Guedes Santiago ; Dos Santos, Cristiane Marcia

Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2022-07, Vol.18 (40)

Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    WOMEN ECONOMISTS: A GENDER ANALYSIS IN THE ACADEMIES OF MINAS GERAIS/MULHERES ECONOMISTAS: UMA ANALISE DE GENERO EM UNIVERSIDADES DE MINAS GERAIS/MUJERES ECONOMISTAS: UN ANALISIS DE GENERO EM LAS ACADEMIAS DE MINAS GERAIS
  • Autor: Rosa, Cibele Guedes Santiago ; Dos Santos, Cristiane Marcia
  • Assuntos: Analysis ; Discrimination ; Economists ; Female-male relations ; Gender equality
  • É parte de: Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2022-07, Vol.18 (40)
  • Descrição: This study aims to analyze how gender relations can influence the higher academic career of Economics course professors who teach at nine institutions in Minas: Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Sao Joao del-Rei, Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Vicosa, Universidade Federal de Vicosa (Departamento de Economia Rural), Universidade Federal de Alfenas e Universidade Estadual de Montes Claros. For that, structured interviews were used as a methodological resource in order to investigate from the choice of course to the development of the academic journey of these women. As in many other professions, economics professors face setbacks and resignations that can only be understood from a gender perspective. Thus, the results revealed the existence of gender barriers characterized by the male image of the economist and the little credibility given to women in the field. In addition, the reports showed that, often, to remain in the teaching career in Economics, it is necessary to face prejudice, discrimination, gender stereotypes and sexism. Keywords: Women. Economists. Career. Inequality. Teaching. Este estudo tem o objetivo de analisar como as relacoes de genero podem influenciar a carreira academica superior de professoras do curso de Economia que lecionam em nove instituicoes de Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Sao Joao del-Rei, Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Vicosa, Universidade Federal de Vicosa (Departamento de Economia Rural), Universidade Federal de Alfenas e Universidade Estadual de Montes Claros. Para tanto, entrevistas estruturadas foram usadas como recurso metodologico com intuito de investigar desde a escolha do curso ate o desenvolver da jornada academica dessas mulheres. Assim como em muitas outras profissoes, as docentes de Economia enfrentam percalcos e renuncias que so podem ser compreendidos na perspectiva de genero. Dessa forma, os resultados revelaram a existencia de barreiras de genero caracterizadas pela imagem masculina do economista e pela pouca credibilidade dada as mulheres no campo. Alem disso, os relatos mostraram que, muitas vezes, para permanecer na carreira docente em Economia e preciso enfrentar preconceitos, discriminacoes, estereotipos de genero e sexismo. Palavras-chave: Mulheres. Economistas. Carreira. Desigualdade. Docencia. Este estudio tiene como objetivo analizar como las relaciones de genero pueden influir en la carrera academica superior de los profesores de la carrera de Economia que ensenan en nueve instituciones de Minas Gerais: Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Sao Joao del-Rei, Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Vicosa, Universidade Federal de Vicosa (Departamento de Economia Rural), Universidade Federal de Alfenas e Universidade Estadual de Montes Claros. Para ello, se utilizo como recurso metodologico la entrevista estructurada con el fin de indagar desde la eleccion de la carrera hasta el desarrollo de la trayectoria academica de estas mujeres. Como en muchas otras profesiones, los profesores de economia se enfrentan a retrocesos y renuncias que solo pueden entenderse desde una perspectiva de genero. Asi, los resultados revelaron la existencia de barreras de genero caracterizadas por la imagen masculina del economista y la poca credibilidad otorgada a las mujeres en el campo. Ademas, los informes evidenciaron que, muchas veces, para permanecer en la carrera docente de Economia, es necesario enfrentar prejuicios, discriminaciones, estereotipos de genero y sexismo. Palabras clave: Mujeres. economistas. Carrera. Desigualdad. Ensenando.
  • Editor: Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.