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Desenho infantil: contribuições da educação infantil para o desenvolvimento do pensamento abstrato sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural

Trindade, Rafaela Gabani

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-04-04

Acesso online

  • Título:
    Desenho infantil: contribuições da educação infantil para o desenvolvimento do pensamento abstrato sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural
  • Autor: Trindade, Rafaela Gabani
  • Orientador: Iavelberg, Rosa
  • Assuntos: Arte-Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Desenho Infantil; Desenvolvimento Do Pensamento; Educação Infantil; Art Education; Historical-Cultural Psychology; Early Childhood Education; Children'S Drawing; Thought Development
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A despeito dos avanços promovidos pela LDB 9394/96, que institui a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, assistimos ainda hoje à desvalorização pedagógica e à precarização das condições reservadas ao ensino pré-escolar, haja vista as baixas expectativas educativas que em geral se tem a seu respeito. Neste contexto, observamos também a frequente falta de fundamentação teórico-metodológica nas práticas educativas destinadas ao desenho infantil, seja pela secundarização da arte como ação elementar ao desenvolvimento humano, ou pela má qualidade da formação de professores na área. Em contraposição a este quadro, que incorre em práticas e discursos anti-escolares em relação a este segmento educacional, bem como a propostas espontaneístas ou estereotipadas de ensino do desenho, por vezes orientadas à livre-expressão ou à reprodução de imagens e treino de habilidades, este estudo emerge sobre as bases da Psicologia Histórico-Cultural para reafirmar a importância de um ensino promotor do desenvolvimento humano desde a mais tenra idade, reconhecendo a importância da atividade de desenho neste processo. Partimos do pressuposto de que os processos psíquicos superiores se desenvolvem por meio da interiorização dos signos e da formação de atividades qualitativamente diferentes, propriamente internas, e assim temos o início do desenvolvimento do pensamento abstrato nos primeiros anos de vida, quando a conduta da criança se torna cada vez mais independente em relação ao seu círculo imediato de ação e percepção. O desenho, prática muito frequente nas escolas, porém subaproveitada, é uma atividade em que a criança se utiliza de signos e que demanda a abstração de relações, guardando então a possibilidade para impulsionar a formação das funções psíquicas superiores. Dessa forma, buscamos investigar as contribuições do ensino do desenho na escola para o desenvolvimento do pensamento abstrato na infância. Para tanto, realizamos um estudo teórico-conceitual das obras de autores pertinentes à temática, sob o enfoque histórico-cultural, fundamentado no método materialista histórico-dialético. Procuramos, deste modo, fornecer subsídios teóricos próprios da ciência psicológica que conduzam à proposição de um trabalho pedagógico alicerçado na potencialidade do desenho para o máximo desenvolvimento da criança pequena nas instituições de Educação Infantil, somando esforços no sentido da consolidação da identidade político-pedagógica deste segmento educacional.
  • DOI: 10.11606/D.48.2011.tde-15062011-123124
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-04-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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