skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Efeito do uso da eletroestimulação associada à terapia vocal em idosos ensaio clínico randomizado cego

E. M. G. Fabron Kelly Cristina Alves Silvério; Giédre Berretin-Felix; S. M. M Onofri; R. R. J Guirro; E. C Andrade; E. A Apazzapan; P. A. M Moreira; Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Internacional de Fonoaudiologia (10. 2019 Belo Horizonte); Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (27. 2019 Belo Horizonte); Encontro Mineiro de Fonoaudiologia (3. 2019 Belo Horizonte)

Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2019

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito do uso da eletroestimulação associada à terapia vocal em idosos ensaio clínico randomizado cego
  • Autor: E. M. G. Fabron
  • Kelly Cristina Alves Silvério; Giédre Berretin-Felix; S. M. M Onofri; R. R. J Guirro; E. C Andrade; E. A Apazzapan; P. A. M Moreira; Alcione Ghedini Brasolotto; Congresso Internacional de Fonoaudiologia (10. 2019 Belo Horizonte); Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (27. 2019 Belo Horizonte); Encontro Mineiro de Fonoaudiologia (3. 2019 Belo Horizonte)
  • Assuntos: ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA; VOZ -- TERAPIA; IDOSOS
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2019
  • Notas: Disponível em: https://www.sbfa.org.br/portal/anais2019/pg.php?pg=anais. Acesso em: 22 nov. 2021.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Estudos sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) em casos de presbifonia são escassos1 e há potencial para este recurso auxiliar o ajuste vocal em casos de hipofunção2-5. Objetivo: Analisar o efeito imediato e em médio prazo do uso da terapia intensiva com progressão de intensidade e de frequência da voz e de duração do tempo de fonação com e sem associação deeletroestimulação em idosos. Método: Ensaio clínico controlado, randomizado e cego. Participaram 35 indivíduos (61 a 82 anos, média de 72,3) com queixas vocais e arqueamento de pregas vocais, randomizados em 17 indivíduos no grupo experimental (GE) e 18 no grupo controle (GC).Todos foram submetidos à terapia intensiva com progressão de intensidade e de frequência da voz e de duração do tempo de fonação em 12 sessões durante três semanas6; o GE realizou a proposta terapêutica com associação da EENM (VitalStim®). Os desfechos foram: avaliação laríngea, autoavaliação de qualidade de vida em voz (QVV), avaliações perceptivo-auditiva (escala visual analógica) e acústica (Multi DimensionalVoiceProgram, KayPentax®) nos momentos pré terapia (Pré), pós imediato (PI) e tardiamente, um mês após (PT). Foram utilizados: teste Qui Quadrado para a análise dos resultados da avaliação perceptivovisual das imagens da nasolaringoscopia na comparação dos momentos, por meio das respostas "melhorou", "piorou", "não mudou" e "não visualizado"; o teste ANOVA Two-Way Com Medidas Repetidas para a comparação dos resultados do QVV, da análise perceptivo-auditiva e da acústica entre os grupos e os momentos de avaliação, considerando a significância com p<0,05.
    Resultados: Houve diferenças entre os momentos, independente dos grupos, para as respostas do QVV nos domínios geral (p=<0,001), físico (p=0,001) e sócio-emocional (p=<0,001); para os parâmetros da fala em sequência: grau geral, rugosidade e soprosidade (p<0,001); tensão (p=0,026)e loudness(p<0,001); para os resultados de jitter(p=0,001), Fundamental frequency variation (p=0,024), shimmer (p=0,047), Amplitude Variation(p=0,001) e Soft Phonation Index (p=0,005). Houve diferença significante entre os grupos GC e GE na comparação da constrição medial, entre os momentos PI e Pré (p=0,043); no grau geral da fala em sequência (p=0,020); no parâmetro jitter (p=0,027). Conclusão: Verificou-se que houve modificação positiva imediatamente após e um mês da aplicação de estimulação elétrica neuromuscular associada a terapia vocal. Pode-se comprovar a eficiência da proposta de terapia intensiva com progressão de intensidade, frequência e duração do tempo de fonação. A associação da EENM à terapia vocal utilizada contribuiu para a diminuição da constrição medial de pregas vestibulares.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 11716.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.