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Estudo de design em_recursos digitais_aplicados em escolas do ensino médio de São Paulo

Murakoshi, Regina Kiyomi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2016-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo de design em_recursos digitais_aplicados em escolas do ensino médio de São Paulo
  • Autor: Murakoshi, Regina Kiyomi
  • Orientador: Hanns, Daniela Kutschat
  • Assuntos: Ensino Por Computador; Tecnologia Da Informação; Usuários Da Informação; Interface Homem-Computador; Estudos De Usuários; Information Users; Information Technology; Teaching By Computer; User Studies; Interface Man-Computer
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo geral deste estudo foi de identificar quais são os aspectos do design de interface de uma plataforma gratuita de ensino digital, GeekieLab, dirigida ao ENEM e adotada no Ensino Médio público da cidade de São Paulo. O método de estudo de caso único permitiu explorar aspectos da interface a partir de entrevistas e observações com os usuários, expandindo as informações e discussões teóricas do design. Baseando-se nos padrões extraídos das entrevistas, a pesquisa propôs verificar a percepção do aluno ao utilizar a plataforma. A revisão bibliográfica foi utilizada para definição do recorte da pesquisa e planejada para complementar o embasamento teórico, como também identificar as reflexões dos estudos já realizados sobre os métodos e elementos de design em recursos digitais. Autores como Ramos e Santos (2006) e Norman e Spohrer (1996) foram utilizados para a elaboração de padrões e correlações dos aspectos educacionais. No que diz respeito aos aspectos de design, utilizou-se Garret (2011) e Goodwin (2009) como base para o estudo do design de interface. Para especificidades, como os elementos de interação, utilizou-se a abordagem de Verplank (2007) e Reeves e Nass (1996). Para os elementos de informação, recorreu-se a Pettersson (2013). E para os elementos visuais, foram utilizadas as obras de Lupton e Phillips (2008). Pretende-se, com isso, contribuir para o conhecimento nas áreas de design e educação, além de apontar aspectos relevantes para tornar mais eficiente uma interface com propósito educacional.
  • DOI: 10.11606/D.16.2017.tde-20122016-154721
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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