skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Qualidade de vida de idosos institucionalizados na cidade de Bauru-SP

Mônica Lima França Elen Caroline Franco; Aline Megumi Arakawa; Ariadnes Nobrega Oliveira; Rafael José Damasceno; Cristina do Espírito Santo; Gessyka Marcandal; Natália Gutierrez Carleto; José Roberto Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro" (19. 2012 Bauru)

Anais Bauru: FOB-USP, 2012

Bauru FOB-USP 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Qualidade de vida de idosos institucionalizados na cidade de Bauru-SP
  • Autor: Mônica Lima França
  • Elen Caroline Franco; Aline Megumi Arakawa; Ariadnes Nobrega Oliveira; Rafael José Damasceno; Cristina do Espírito Santo; Gessyka Marcandal; Natália Gutierrez Carleto; José Roberto Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro" (19. 2012 Bauru)
  • Assuntos: QUALIDADE DE VIDA; IDOSOS; BAURU (SP)
  • É parte de: Anais Bauru: FOB-USP, 2012
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O envelhecimento da população brasileira tem se acentuado significativamente nas últimas décadas. No processo de envelhecimento ocorrem mudanças nas estruturas e nas funções do organismo que variam de um idoso para outro, mas que podem gerar consequências em sua saúde geral, contribuindo para a redução da capacidade física e biológica que tendem a diminuir a independência e a autonomia dos idosos, comprometendo sua qualidade de vida. Muitos idosos, por terem perdido seus familiares ou não possuírem renda suficiente para sobrevivência, vão conviver em instituições destinadas a cuidar desta população. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sobre a qualidade de vida de idosos institucionalizados na cidade de Bauru-SP. Para isso, foi aplicado o questionário de qualidade de vida WHOQOL-Bref em 29 mulheres e 39 homens idosos assistidos por uma instituição cuidadora. A idade média entre as mulheres foi de 62,55 anos e entre os homens de 60,91 anos. A análise dos dados coletados pelo questionário mostrou que o principal fator que interfere na qualidade de vida destes indivíduos para ambos os sexos são as relações pessoais (domínio relações sociais) e o que menos que interfere é a capacidade para desempenhar as atividades do dia-a-dia (domínio físico). O aproveitamento da vida (domínio psicológico) e recursos financeiros (domínio meio ambiente) aparecem nesta ordem para as mulheres e na ordem oposta para os homens. A partir dos dados encontrados, pode-se perceber a influência principalmente das relações sociais na qualidade de vida dos idosos. Este fato demonstra a necessidade de garantir ao idoso a manutenção de suas relações familiares e comunitárias. A análise da qualidade de vida sinaliza para a necessidade de uma reflexão pertinente e de uma reorganização da atenção a este segmento populacional.
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 137.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.