skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Qualidade de vida e depressão em indivíduos com desordens neurológicas

Thaisa Rino de Freitas Coelho Andrea Mendes Figueiredo; Darcísio Hortelã; Juliana Rodrigues Sigolo; Simone Cristina Chiodi Prestes; Magali de Lourdes Caldana; Andréa Cintra Lopes; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB (22. 2015 Bauru)

Anais Baru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru 2015

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Qualidade de vida e depressão em indivíduos com desordens neurológicas
  • Autor: Thaisa Rino de Freitas Coelho
  • Andrea Mendes Figueiredo; Darcísio Hortelã; Juliana Rodrigues Sigolo; Simone Cristina Chiodi Prestes; Magali de Lourdes Caldana; Andréa Cintra Lopes; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB (22. 2015 Bauru)
  • Assuntos: QUALIDADE DE VIDA; DEPRESSÃO; MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS
  • É parte de: Anais Baru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://www.cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/Anais-2015.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2015.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: O envelhecimento populacional é uma realidade no nosso país, fato que acarreta desafios para a sociedade, alterando a demanda por políticas públicas na distribuição dos recursos econômicos. Objetivo: O objetivo do presente estudo consistiu em identificar alterações emocionais de pacientes lesionados cerebrais adultos e idosos e sua relação com a qualidade de vida. Métodos: A amostra foi composta por 26 adultos e idosos, de ambos os sexos, portadores de doenças neurológicas, que realizavam terapia fonoaudiológica na Clínica de Linguagem em adultos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP. Para avaliar o nível de depressão foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck e para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o questionário SF-36. Resultados: Os dados foram analisados por meio do teste de Mann-Whitney e Correlação de Spearman (p<0,05). Foi encontrado um percentual de depressão moderada a grave de 6,67% nos adultos e 27,27% nos idosos. Em relação à qualidade de vida, o domínio dor apresentou a maior média nos adultos com 81,80, e o domínio estado geral de saúde apresentou maior expressividade nos idoso com média de 75,18. Não houve relação estatisticamente significativa entre os domínios da qualidade de vida e o nível de depressão nos adultos, contudo nos idosos foi observada correlação entre os domínios capacidade funcional (r=-0,789; p=0,004), estado geral de saúde (r=-0,739; p=0,009), aspectos sociais; (r=-0,866; p=0,001) e saúde mental (r=-0,773; p=0,005) com o grau de depressão. Conclusão: Constatou-se com este estudo uma relação significativa entre a presença de depressão com a qualidade de vida dos pacientes idosos com lesões neurológicas, salientando-se a necessidade de fornecer um suporte psicológico para contribuir com melhora na qualidade de vida destes pacientes
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 232.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.