A Física das Radiações à luz da transposição didática
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A Física das Radiações à luz da transposição didática

  • Autor: Alexandre Campos
  • Wellington Batista de Sousa; Elio Carlos Ricardo; N Ueta (Nobuko); Simpósio Nacional de Ensino de Física Manaus, Amazonas 2011 19
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); CIENCIAS (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA MODERNA; RADIAÇÃO IONIZANTE
  • Descrição: Nas últimas décadas muitos professores e pesquisadores já têm apontado para a necessidade da atualização dos currículos de ciências. Dentro do ambiente escolar isso está cada vez mais em evidência, uma vez que muitos estudantes não conseguem visualizar qual a serventia que o aprendizado da ciência pode trazer a eles em seu cotidiano. Isso ocorre atualmente, pois o ensino de ciências tem acontecido de maneira bastante desconexa da realidade de nossos alunos, afinal, este ensino tem apresentado de forma modesta e com poucas inovações, temas atualizados para as discussões que ocorrem no ambiente da sala de aula. Diante deste cenário apresentamos neste trabalho uma proposta de atualização curricular do ensino de ciências através da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas aulas de Física no Ensino Médio, com base na proposta curricular inserida nos PCNEM e PCNEM+ para a disciplina de Física e com base nas pesquisas realizadas nas últimas décadas por diversos pesquisadores. Esta proposta consiste em apresentar uma sequência didática de um curso de Física das Radiações voltado ao Ensino Médio, onde se utilizam as noções de “marcadores” e “marcadores-estruturantes”, desenvolvidas no contexto da teoria da Transposição Didática de Chevallard e nos trabalhos de Brockington, Siqueira e Sousa, para delinear as atividades que acreditamos serem essenciais para que esta nova sequência de ensino seja exequível. Acreditamos desta forma, que a noção dos marcadores-estruturantes possa auxiliar muito na elaboração de outras propostas que visem à atualização curricular. Além disso, com o auxílio da Transposição Didática e a partir dos marcadores-estruturantes, mostramos que é possível conduzir uma análise da própria estrutura criada para a sequência didática, além de permitir estabelecer quais são as atividades estruturantes desta
  • Editor: Manaus SBF
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 12 p.
  • Idioma: Português