skip to main content

Confusões de escala e espelhamentos em Instantâneo da desmedida, de Vilma Arêas

Mariângela Alonso

Estudos de literatura brasileira contemporânea Brasilia n. 62, p. 1-11, 2021

Brasilia 2021

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Confusões de escala e espelhamentos em Instantâneo da desmedida, de Vilma Arêas
  • Autor: Mariângela Alonso
  • Assuntos: Arêas, Vilma Um beijo por mês 1936- -- CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO; TEORIA LITERÁRIA
  • É parte de: Estudos de literatura brasileira contemporânea Brasilia n. 62, p. 1-11, 2021
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/i/2021.n62/. Acesso em: 15 setembro 2021
  • Descrição: Este artigo busca analisar o espelhamento presente em Instantâneo da desmedida, penúltimo texto de Um beijo por mês (2018), de Vilma Arêas. Ao criar uma personagem que, em visita a uma galeria de arte, depara-se com fotografias de diferentes escalas, a autora possibilita um jogo abismal capaz de gerar reflexões em torno da própria arte literária, uma vez que o arranjo dos objetos articula ocorrências que perturbam a espectadora, confundindo-a quanto à real escala das cenas e espaços, tais como os “instantâneos” do volume de Arêas. Com base nessas considerações, salientamos a mise en abyme como uma das bases de produção da escrita de Vilma Arêas. Para tanto, lança-se aqui a proposta de uma análise possível ao texto mencionado a partir das formulações de Lucien Dallenbach (1979; 1977; 1972), entre outros teóricos. Ademais, as reflexões de André Malraux (2006; 1996) acerca do museu imaginário auxiliarão na discussão
  • Editor: Brasilia
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 1-11.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.