skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Proposta metodologica no processo de ensino/aprendizagem da leitura em lingua materna estudo de tres obras de ziraldo

Angelica de Oliveira Lelia Erbolato Melo

1996

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Proposta metodologica no processo de ensino/aprendizagem da leitura em lingua materna estudo de tres obras de ziraldo
  • Autor: Angelica de Oliveira
  • Lelia Erbolato Melo
  • Assuntos: LINGUÍSTICA; PSICOLINGUÍSTICA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este e um estudo, realizado com doze sujeitos de onze anos, alunos de quinta serie do primeiro grau, de uma escola publica do municipio de caieiras. Grande sao paulo os dados analisados foram obtidos da leitura e da reproducao de textos narrativos, feitas por eles, em duas sessoes semanais, num total de trinta, em ambiente escolar. A pesquisa desenvolveu-se a partir do interesse de proporcionar aos alunos uma nova perspectiva de leitura que os levassem a observar o texto como um conjunto estruturado de pistas, a ser interpretado como um todo coerente. A intencao era contribuir para a melhoria de sua capacidade de recepcao de textos, favorecendo o processo de ensino/aprendizagem da leitura em lingua materna. Foram utilizadas tres obras literarias infantis, produzidas por ziraldo, com o objetivo de mostrar como a identificacao da micro, macro e sperestrutura do texto facilita a compreensao e a interpretacao da leitura. Assim, para dar conta do estudo da organizacao das estruturas internas do textos, tomou-se por base o modelo da gramatica textual apresentado por van dijk. Articulou-se a ele o aparato conceitual referente a intertextualidade. Vista como fator relevante na contrucao da coerencia textual. Adotando esses pressuposto teoricos e adaptando-os
  • Data de criação/publicação: 1996
  • Formato: 291p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.