skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O PAPEL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Ribeiro, Fernanda Ferreira ; Rezende da Costa, Priscila ; Figlioli, Aline ; Ades, Cely

Internext, 2010-01, Vol.5 (2), p.140-166

Sao Paulo: Assoc. Escola Superior de Propaganda e Marketing

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O PAPEL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  • Autor: Ribeiro, Fernanda Ferreira ; Rezende da Costa, Priscila ; Figlioli, Aline ; Ades, Cely
  • Assuntos: Communications industry ; Empresas Brasileiras de Médio Porte ; Empresas Brasileiras do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação ; Globalization ; Information technology ; Innovations ; Inovação ; Internacionalização ; Qualitative research
  • É parte de: Internext, 2010-01, Vol.5 (2), p.140-166
  • Descrição: O artigo se propôs a analisar o papel da inovação na internacionalização das empresas brasileiras de médio porte que atuam no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e como método utilizou-se o estudo de múltiplos casos, no qual foram pesquisadas em profundidade a Light Infocon e a Dígitro. Os principais resultados da pesquisa revelaram empresas com trajetórias de internacionalização diferentes, mas cujas atividades de inovação possuem papel essencial para a entrada e atuação no mercado externo. Os resultados mostraram também a importância de atividades inovadoras cooperativas por meio de alianças com universidades, institutos de pesquisa e outras empresas, além do apoio do governo, por meio de financiamento. Uma contribuição adicional do trabalho foi a análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras inovadoras de médio porte de setores de alto conteúdo tecnológico, uma vez que a maior parte dos estudos sobre internacionalização no Brasil foca grandes empresas industriais já estabelecidas há décadas no mercado nacional e de setores de baixa intensidade tecnológica.
  • Editor: Sao Paulo: Assoc. Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.