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A Dramaturgia no Cinema Brasileiro (1936-1951)

Moraes, Felipe Augusto De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-04-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A Dramaturgia no Cinema Brasileiro (1936-1951)
  • Autor: Moraes, Felipe Augusto De
  • Orientador: Xavier, Ismail Norberto
  • Assuntos: Cinema Brasileiro; Critica Da Cultura; Drama; Teatro Brasileiro; Brazilian Cinema; Brazilian Theatre; Cultural Criticism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais
  • Descrição: Com a chegada dos \"filmes falados\" nos anos finais da década de 20, o cinema brasileiro, que como outros ao redor do mundo vivia então um momento de grande vigor criativo, é obrigado a se reinventar, a praticamente recomeçar. Para os mais puristas, esse recomeço implicou numa recaída do cinema na velha arte teatral; para os mais otimistas, representou a consagração do dispositivo cinematográfico como o modo mais moderno e efetivo de dramatização. O cinema narrativo, com o acréscimo do som sincronizado, ao contrário das previsões iniciais, atinge rapidamente um novo estágio de popularidade. Esta pesquisa estuda de que modo nas duas décadas que se seguiram a novidade do \'cinema falado\', a dramaturgia do filme e a dramaturgia teatral dialogaram entre si para a construção de modelos dramáticos que pudessem atender as expectativas de um novo tipo de público, mais urbano e cosmopolita, num país que rapidamente buscava superar seu passado rural e as estruturas sociais e mentais a ele associadas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-17092018-173941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-04-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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