skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Representações sociais de professores da Educação Infantil sobre o desenvolvimento da prática pedagógica em meio ambiente

Silva, Fernanda Duarte Araújo ; Cunha, Ana Maria de Oliveira

Ciencia & Educação, 2016-12, Vol.22 (4), p.1013-1026 [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Representações sociais de professores da Educação Infantil sobre o desenvolvimento da prática pedagógica em meio ambiente
  • Autor: Silva, Fernanda Duarte Araújo ; Cunha, Ana Maria de Oliveira
  • Assuntos: Childhood education ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação infantil ; Ensino de ciências ; Environment ; Meio Ambiente ; Pedagogical practice ; Prática pedagógica ; Representação social ; Science education ; Social representation
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2016-12, Vol.22 (4), p.1013-1026
  • Descrição: Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Nosso objetivo foi identificar as representações sociais de professores da Educação Infantil acerca da prática pedagógica em Ciências. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Representações Sociais. Os sistemas de referência encontrados nos permitem aferir que a prática pedagógica em Ciências deve ocorrer por meio do trabalho com os seguintes temas: meio ambiente, higiene e alimentação. Neste trabalho, apresentamos as análises tecidas sobre a prática pedagógica em meio ambiente. Apreendemos das falas das professoras que, muitas vezes, elas possuem a representação de que desenvolvem práticas pedagógicas significativas sobre essa temática, mas elas se restringem às salas de aula, às datas comemorativas, ao ensino de símbolos e classificações, às confecções de materiais de sucata e às atividades fotocopiadas, isto é, atividades isoladas e pontuais pouco relevantes para a formação das crianças.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.