skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Systemic Thinking in Education and a Situated Perspective on Teaching

Pischetola, Magda ; Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de

Ciencia & Educação, 2020, Vol.26 (1) [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Systemic Thinking in Education and a Situated Perspective on Teaching
  • Autor: Pischetola, Magda ; Miranda, Lyana Virgínia Thédiga de
  • Assuntos: Ecossistema ; Ecosystem ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Ensino situado ; Meio ambiente escolar ; Pensamento sistêmico ; School environment ; Situated teaching ; Systemic thinking
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2020, Vol.26 (1)
  • Descrição: How can the complexity of the school crisis be faced? How can a static and closed model of knowledge be overcome in favour of openness, flexibility, plurality and change? How can we not offer simple solutions to a complex problem? In this article, we present some paths forward in the search of answers to these questions. The first proposal is for us to overcome the dualistic relationship between subject and environment, considering both as part of a single ecosystem, based on the symbiosis between respective elements. The second proposal is for us to take our gaze away from the ecosystem through an ecological approach, for us to perceive the immersion of the subject in the respective environment. Finally, we propose deepening the existing relationships in the ecosystem, to understand its interconnected structure. In conclusion, we tackle the concept of situated teaching, as a practical application of the presented reflections. Resumo: Como a complexidade da crise escolar pode ser enfrentada? Como um modelo estático e fechado de conhecimento pode ser superado em favor da abertura, da flexibilidade, da pluralidade e da mudança? Como podemos oferecer soluções não simples para um problema complexo? Neste artigo apresentamos alguns caminhos a seguir na busca de respostas para essas perguntas. A primeira proposta é superarmos a relação dualística entre sujeito e meio ambiente, considerando ambos como parte de um único ecossistema, com base na simbiose entre os respectivos elementos. A segunda proposta é desviar o olhar do ecossistema através de uma abordagem ecológica, para perceber a imersão do sujeito no respectivo ambiente. Por fim, propomos aprofundar as relações existentes no ecossistema, para entender sua estrutura interconectada. Concluindo, abordamos o conceito de ensino situado, como uma aplicação prática das reflexões apresentadas.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.