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Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental

Vittorazzi, Dayvisson Luis ; Gouveia, Daniele da Silva Maia ; Silva, Alcina Maria Testa Braz da

Ciencia & Educação, 2020, Vol.26 (1) [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

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  • Título:
    Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental
  • Autor: Vittorazzi, Dayvisson Luis ; Gouveia, Daniele da Silva Maia ; Silva, Alcina Maria Testa Braz da
  • Assuntos: Critical environmental education ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação ambiental crítica ; Elementary school ; Ensino fundamental ; Environment and education ; Meio ambiente e educação ; Representações sociais ; Social representation
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2020, Vol.26 (1)
  • Descrição: Resumo: Amparado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com atenção especial a sua abordagem estrutural, o presente trabalho trouxe como objetivo identificar o conteúdo e a organização das representações de Meio Ambiente construídas por um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Estado do Espírito Santo. Sinaliza, ainda, sua relevância quando no interesse de aplicação de propostas de trabalho pedagógico sob o foco da Educação Ambiental Crítica. Por meio de técnicas aplicadas à Teoria do Núcleo Central foi possível compreender que a representação dos alunos se ordena em torno de elementos que se relacionam a visões naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas-utilitaristas de meio ambiente. As análises permitiram inferir algumas relações dessas representações com estratégias no sentido de promover uma visão articulada de caráter globalizante, onde o meio é integrado pelo ambiente e pela sociedade. Os resultados pretendem contribuir nas discussões acerca dos processos de Educação Ambiental sob a perspectiva Crítica. Abstract: Supported by the theoretical-methodological framework of the Theory of Social Representations, with special attention to its structural approach, this paper aimed to identify the content and organization of the Environmental representations constructed by a group of students in the 4th grade of a municipal Elementary School in the state of Espírito Santo, Brazil. Its relevance should also be noted for the interest in applying pedagogical work proposals under the focus of Critical Environmental Education. With techniques applied to Central Core Theory, it was possible to understand that students' representations are organized around elements that relate to naturalistic, conservationist and anthropocentric-utilitarian views of the environment. The analysis permitted to infer some relations among these representations and strategies in order to promote an articulated vision of globalizing character, where the surroundings are integrated by the environment and society. The results intend to contribute to discussions about the processes of Environmental Education from the Critical perspective.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português;Inglês

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