skip to main content

Formação em Administração: o gap de competências entre alunos e professores

Nogueira, Arnaldo José França Mazzei ; Bastos, Fabrício César

Revista de gestão, 2012-04, Vol.19 (2), p.223-239 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Elsevier Editora Ltda

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Formação em Administração: o gap de competências entre alunos e professores
  • Autor: Nogueira, Arnaldo José França Mazzei ; Bastos, Fabrício César
  • Assuntos: Administración ; Administração ; Competencias ; Competências ; Enseñanza-Aprendizaje ; Ensino-Aprendizagem ; Learning ; Management ; Skills ; Students ; Teaching ; Teaching and Learning ; University professors ; University students
  • É parte de: Revista de gestão, 2012-04, Vol.19 (2), p.223-239
  • Descrição: Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto a verificação da forma pela qual professores e alunos de um curso de Administração, em uma Universidade particular na cidade de São Paulo, percebem as competências docentes. O objetivo da pesquisa foi levantar, junto aos docentes, a indicação das competências no processo de ensino-aprendizagem e como estas são percebidas pelos discentes. Sobre o conceito de competências, as referências principais foram Le Bortef (2003), Zarifian (2003), Fleury e Fleury (2001) e Dutra (2004); para a discussão de ensino e aprendizagem, os autores analisados foram Perrenoud (2000) e Masetto (2003a, 2003b). A metodologia utilizada foi pautada em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, optando-se pelo estudo de caso único, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e ampliar a compreensão sobre o tema das competências docentes. Utilizou-se o teste t de student e o teste One-way-ANOVA como forma de obter a necessária confiabilidade na lida com a amostra. Os resultados deste estudo revelaram diferenças na percepção dos docentes e discentes principalmente sobre as competências docentes e as estratégias de ensino, e, de forma menos acentuada, sobre o desenvolvimento de competências nos alunos, que, segundos os alunos, foi mais trabalhado do que na visão dos professores. This article is the result of research that aimed at verifying the way in which teachers and students in an Administration course of a private university in São Paulo perceive teaching skills. The aim was to highlight among teachers an indication of competence in the teaching-learning process and how it is are perceived by students. For the concept of competence, the main references were Le Bortef (2003), Zarifian (2003), Fleury and Fleury (2001) and Dutra (2004); for the discussion of teaching and learning, the authors analyzed were Perrenoud (2000) and Masetto (2003a, 2003b). The methodology used was based on qualitative, exploratory research, opting for the study of a single case aiming to increase the knowledge and enhance understanding on the subject of teaching skills. We used the Student’s t-test and the One-way-ANOVA as a way of achieving the necessary reliability in dealing with the sample. The results of this study revealed differences in the perception of teachers and students primarily on teaching skills and teaching strategies and, to a lesser extent, on the development of skills in students, where they revealed a greater impact than in the vision of the teachers. Este artículo es resultado de la investigación que tuvo como objeto la constatación de la forma por la cual profesores y alumnos de un curso de Administración, en una Universidad particular en la ciudad de São Paulo, perciben las competencias docentes. El objetivo de la investigación fue descubrir entre los docentes la indicación de las competencias en el proceso de enseñanza-aprendizaje y como estas son percibidas por los alumnos. Sobre el concepto de competencias, las referencias principales fueron Le Bortef (2003), Zarifian (2003), Fleury y Fleury (2001) y Dutra (2004); y para la discusión de enseñanza y aprendizaje, los autores analizados fueron Perrenoud (2000) y Masetto (2003a, 2003b). La metodología utilizada fue relacionada en una investigación cualitativa de carácter exploratorio, optándose por el estudio de caso único, con el objetivo de profundizar el conocimiento y ampliar la comprensión sobre el tema de las competencias docentes. Se utilizó el test t de student y el test One-way-ANOVA como forma de obtener la necesaria confiabilidad en el manejo con la muestra. Los resultados de este estudio revelaron diferencias en la percepción de los docentes y alumnos principalmente sobre las competencias docentes y las estrategias de enseñanza, y, de forma menos acentuada, sobre el desarrollo de competencias en los alumnos, donde estos indicaron encontrar un impacto mayor que en la visión de los profesores.
  • Editor: São Paulo: Elsevier Editora Ltda
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.