skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Tratamento compensatório de Classe III esquelética associada à mordida aberta anterior com prescrição biofuncional

G. Dominici L. M Lima; N. T Semenara Valarelli F. P.; Arnaldo Pinzan; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Tratamento compensatório de Classe III esquelética associada à mordida aberta anterior com prescrição biofuncional
  • Autor: G. Dominici
  • L. M Lima; N. T Semenara Valarelli F. P.; Arnaldo Pinzan; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)
  • Assuntos: MALOCLUSÃO DE ANGLE CLASSE III -- REABILITAÇÃO; MORDIDA ABERTA -- REABILITAÇÃO; ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS INTERMAXILARES
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um tratamento de Classe III esquelética associada à mordida aberta anterior de forma compensatória, utilizando a prescrição Biofuncional e o uso de elásticos intermaxilares na região anterior. Paciente de gênero masculino, 23 anos, procurou tratamento por não estar satisfeito com sua oclusão. Ainda relatou que usou aparelho ortodôntico durante a infância, no entanto, o ortodontista já havia alertado sobre a possível necessidade de realizar novo tratamento ao final do crescimento. O tratamento mais indicado para más oclusões esqueléticas é o orto-cirúrgico, no entanto, muitos pacientes descartam essa opção por diferentes motivos. O planejamento consistiu em duas opções de tratamento. A primeira opção era o tratamento orto-cirúrgico, visto que o paciente apresentava discrepância entre as bases ósseas resultando em uma má oclusão de Classe III esquelética, além da mordida aberta anterior. A segunda opção seria o tratamento ortodôntico compensatório que consistia na utilização de bráquetes com prescrição Biofuncional de ranhura 0,022” x 0,030” da Morelli (Morelli, Sorocaba, São Paulo, Brasil) e elásticos de Classe III para corrigir a discrepância transversal. Para a correção da discrepância vertical seriam utilizados os esporões linguais e elásticos de intercuspidação. A opção do paciente foi o tratamento compensatório, visto que não apresentava queixa de seu perfil. Ao final de 23 meses de tratamento, o aparelho foi removido obtendo-se uma relação de Classe I bilateral, em caninos e molares. A mordida anterior foi descruzada e a mordida aberta anterior fechada, obtendo-se overjet e overbite satisfatórios. Conclui-se que o resultado do caso foi satisfatório do ponto de vista oclusal, estético e funcional, melhorando a harmonia da face e estabelecendo uma oclusão compensatória adequada.
    A prescrição Biofuncional representou uma ótima alternativa, proporcionando a correção da Classe III com inclinações dentárias mais satisfatórias.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 416.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.