skip to main content

O Programa de Metas do Município de São Paulo uma análise da participação da sociedade civil em rede

Sergio Roberto Meneses de Carvalho Ursula Dias Peres

2019

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (t350.981611 C331p )(Acessar)

  • Título:
    O Programa de Metas do Município de São Paulo uma análise da participação da sociedade civil em rede
  • Autor: Sergio Roberto Meneses de Carvalho
  • Ursula Dias Peres
  • Assuntos: Programa de Metas (São Paulo); ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA -- SÃO PAULO (SP); SOCIEDADE CIVIL; PARTICIPAÇÃO; REDES SOCIAIS; Rede Nossa São Paulo; Networking Society; Programa De Metas; Sociedade Em Rede
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa está centrada na participação da sociedade civil no projeto de alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) de São Paulo. Instituído desde 2008, o Programa de Metas foi liderado pela sociedade civil organizada, que viria a culminar em um instrumento institucional que obrigaria o comprometimento de candidatos e prefeitos com as promessas realizadas na campanha eleitoral. Como primeiro projeto de iniciativa popular resultando na promulgação de uma lei, o PM será estudado nesta pesquisa a partir de um enfoque participativo da organização da sociedade civil com vistas a um projeto político. Como protagonista nesse processo, será levantada a história da Rede Nossa São Paulo (RNSP), no período de construção e aprovação do PM, com ênfase nos processos participativos estabelecidos. Assim, esta pesquisa se propõe a entender como foi realizada a articulação da RNSP, na construção e aprovação do PM em São Paulo. Para tal, procurar-se-á estabelecer o objetivo de entender e analisar as articulações da RNSP para a aprovação do PM no município de São Paulo. O arcabouço metodológico que sustenta a pesquisa está centrado em variadas estratégias, utilizando-se de levantamento bibliográfico, bibliométrico e documental, complementados com a realização de entrevistas para amparo empírico da pesquisa. A análise da coleta de dados será realizada a partir da análise de discurso e práticas discursivas, o que oferece a ligação com a literatura adotada... (Continua)
    (Continuação) Para tal, elencou-se três eixos de análise, observando suas peculiaridades e inserção na literatura. O primeiro é o contato do ator com a RNSP, apontando para a forma de entrada, o sentimento de pertencimento à rede e o discurso utilizado. Tal eixo está amparado principalmente na literatura de sociedade em rede utilizada. Em seguida observar-se-á a questão da participação social, em suas formas predominantes de participação, dos atores privados e o tipo de participação presentes no projeto do PM. Por fim, busca-se um prognóstico de participação social a partir das estruturas da RNSP, onde está presente análises que colocam luz sobre precedentes participativos e possível aumento da capacidade de cidadania. Além de procurar entender como apresentou-se a articulação da RNSP para a aprovação do PM, esta pesquisa procura responder algumas questões: quem é essa sociedade civil organizada em rede? Como se dava essa organização? Quais foram os protagonistas sociais que levaram o projeto à sua aprovação? Que relações foram estabelecidas entre o Estado e a sociedade civil? Em que alicerces sociais estavam sustentadas?
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 109 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.