skip to main content

Possível participação da NAD(P)H oxidase no processo de secreção de insulina

Daniela Morgan H. R Oliveira-Emilio; Aparecida Emiko Hirata; M. S Rocha; Rui Curi; S Bordin; Angelo Rafael Carpinelli; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (4. 2005 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária, 2005

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Possível participação da NAD(P)H oxidase no processo de secreção de insulina
  • Autor: Daniela Morgan
  • H. R Oliveira-Emilio; Aparecida Emiko Hirata; M. S Rocha; Rui Curi; S Bordin; Angelo Rafael Carpinelli; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (4. 2005 São Paulo)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária, 2005
  • Notas: Disponível apenas em CD-ROM
  • Descrição: Objetivos: As lhotas pancreáticas são altamente susceptíveis à ação de espécies reativas de oxigênio (EROS) devido à baixa atividade das enzimas antioxidantes. O processo de secreção de insulina induzido pela glicose é acompanhado por aumento na geração de EROS e esse aumento é, em grande parte, mediado pela ação da enzima NAD(P)H oxidase. Essa enzima foi recentemente identificada em nosso laboratório, através de estudos que avaliaram a expressão gênica e proteíca de componentes da NAD(P)H oxidase. O objetivo do presente estudo é investigar o papel fisiológico da NAD(P)H oxidase no processo de secreção de insulina. Métodos e Resultados: Ilhotas pancreáticas foram isoladas e incubadas em concentrações crescentes de glicose (5.6, 11.1 e 16.7 mM) por 60 minutos e por 20 horas para análise da expressão protéica da p47PHOX por Western Blotting. Após 60 minutos de incubação houve um aumento na expressão protéica da p47PHOX (11.1mM: 24% e 16.7mM: 76%) bem como após 20 horas (11.1mM: 19% e 16.7mM: 39%). As ilhotas isoladas foram também incubadas na presença e ausência de 10 µmol/L DPI (difeniliodônio - inibidor da NAD(P)H oxidase) para estudo da produção de superóxido pelo método da Hidroetidina e microscopia confocal. Concentrações crescentes de glicose (11.1 e 16.7mM) apresentaram aumento dose dependente na produção de superóxido e a presença de DPI inibiu este fenômeno (2,8mM:45%; 5,6mM: 71% e 16,7mM:73%). Da mesma forma, o DPI diminuiu
    tanto secreção estática (11,1mM: 67% e 16,7mM: 34%) como a secreção dinâmica de insulina (16,7mM+DPI: 56%). Conclusão: Nossos resultados sugerem que a atividade e expressão da enzima NAD(P)H oxidase é regulada pelo aumento da glicosee que a enzima NAD(P)H oxidase participa ativamente do mecanismo de secreção de insulina induzido pela glicose, através da geração de espécies reativas de oxigênio.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: res. 238.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.