skip to main content

Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica

Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira Yassuko Hosoume

1999

Localização: IF - Instituto de Física    (530.07 O48f M Ex.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica
  • Autor: Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
  • Yassuko Hosoume
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho mostra que diferentes proposições de ensino de uma mesma teoria na física, traduzem diferentes objetivos com este ensino e também implicam em diferentes visões deste conhecimento. A escolha dos elementos que irão compor a teoria eas relações estabelecidas entre eles, configuram diferentes maneiras de se estruturar um mesmo conhecimento, o que mostra a análise de duas propostas de mecânica clássica para o ensino médio, a tradicional, representada pelos livros didáticos emgeral, e a do GREF - Grupo de Reelaboração para o Ensino de Física. Para caracterizarmos a estrutura da mecânica clássica, levantamos elementos que julgamos importantes para a composição desta teoria e articulamos estes elementos,estruturando-os num possível mapa conceitual para esta teoria. Com este mapa, analisamos as duas propostas de mecânica, o que resultou em dois outros mapas conceituais, que apontaram diferenças consideráveis entre elas. Com entrevistas a doisgrupos de professores que utilizam as respectivas propostas de ensino, a nossa análise indica que as diferenças entre as proposições são constatadas também nos professores, que formam dois grupos distintos. Os professores da proposta tradicionalestruturam a teoria da mecânica apenas com elementos de translação, articulando-os de forma linear, como fazem os livros didáticos, compondo um todo fragmentado. Os que aplicam o GREF apresentam elementos de translação e de rotação, destacam aimportância das leis de conservação para a teoria,
    e a articulação dos conteúdos é mais global compondo um todo mais harmônico. Nossa pesquisa aponta a fragilidade da formação dos professores de física, que, na maioria das vezes, estão presosaos livros didáticos, tornando suas aulas uma mera reprodução destes. Por outro lado, aponta a importância do trabalho de formação continuada do GREF, por promover uma reelaboração do conhecimento de física do professor, que, esperamos, seja ) refletida em sua prática de sala de aula, propiciando um ensino mais significativo
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 104 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.