skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Formação
continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica
Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira Yassuko Hosoume
1999
Localização:
IF - Instituto de Física
(530.07 O48f M Ex.2 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Formação
continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica
Autor:
Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
Yassuko Hosoume
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho mostra que diferentes proposições de ensino de uma mesma teoria na física, traduzem diferentes objetivos com este ensino e também implicam em diferentes visões deste conhecimento. A escolha dos elementos que irão compor a teoria eas relações estabelecidas entre eles, configuram diferentes maneiras de se estruturar um mesmo conhecimento, o que mostra a análise de duas propostas de mecânica clássica para o ensino médio, a tradicional, representada pelos livros didáticos emgeral, e a do GREF - Grupo de Reelaboração para o Ensino de Física. Para caracterizarmos a estrutura da mecânica clássica, levantamos elementos que julgamos importantes para a composição desta teoria e articulamos estes elementos,estruturando-os num possível mapa conceitual para esta teoria. Com este mapa, analisamos as duas propostas de mecânica, o que resultou em dois outros mapas conceituais, que apontaram diferenças consideráveis entre elas. Com entrevistas a doisgrupos de professores que utilizam as respectivas propostas de ensino, a nossa análise indica que as diferenças entre as proposições são constatadas também nos professores, que formam dois grupos distintos. Os professores da proposta tradicionalestruturam a teoria da mecânica apenas com elementos de translação, articulando-os de forma linear, como fazem os livros didáticos, compondo um todo fragmentado. Os que aplicam o GREF apresentam elementos de translação e de rotação, destacam aimportância das leis de conservação para a teoria,
e a articulação dos conteúdos é mais global compondo um todo mais harmônico. Nossa pesquisa aponta a fragilidade da
formação
dos professores de física, que, na maioria das vezes, estão presosaos livros didáticos, tornando suas aulas uma mera reprodução destes. Por outro lado, aponta a importância do trabalho de
formação
continuada do GREF, por promover uma reelaboração do conhecimento de física do professor, que, esperamos, seja ) refletida em sua prática de sala de aula, propiciando um ensino mais significativo
Data de criação/publicação:
1999
Formato:
104 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
3
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript