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A luta das famílias pela educação escolar dos seus filhos: um estudo na comunidade de Pontalzinho do Tarumã Açu, na cidade de Manaus/AM

Chaves, Maria Do Céu Camara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2010-11-08

Acesso online

  • Título:
    A luta das famílias pela educação escolar dos seus filhos: um estudo na comunidade de Pontalzinho do Tarumã Açu, na cidade de Manaus/AM
  • Autor: Chaves, Maria Do Céu Camara
  • Orientador: Romanelli, Geraldo
  • Assuntos: Direito À Educação Escolar; Práticas Educativas; Relação Família E Escola; Representações Sociais; Educational Practices; Right To School Education; School-Family Relationship; Social Representation
  • Descrição: O acesso de todos à educação é um direito assumido por diversas nações. Como esse direito nem sempre é posto em prática, um dos desafios para os educadores é buscar compreender os complexos mecanismos sociais que fazem com que inúmeras pessoas pertencentes a determinados grupos sociais permaneçam alijados do acesso à educação. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas educativas de sete famílias da Comunidade do Pontalzinho do Tarumã Açu (CPTA) da zona oeste de Manaus-AM e as representações dos pais sobre a escola e sobre o processo de escolarização dos filhos. Procurase também investigar as representações de professores da escola dessa Comunidade acerca das famílias, da escolarização dos filhos e das dificuldades que eles enfrentam nesse processo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas realizadas com professores da escola pública municipal e com mães das sete famílias. Paralelamente, foi efetuada a observação do modo de vida das famílias e de suas diversas práticas, registradas em diário de campo e de registro fotográfico de algumas atividades na escola. Todas as entrevistas, baseadas em roteiro semi-estruturado, foram gravadas e transcritas na íntegra. A análise qualitativa dos dados foi desenvolvida de acordo com os referenciais teóricos da Antropologia, da Sociologia e da Pedagogia.
  • DOI: 10.11606/T.59.2010.tde-24102013-150709
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-11-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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