skip to main content

Imagens televisivas e ensino de História: representações sociais e conhecimento histórico

Silva, André Chaves De Melo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Imagens televisivas e ensino de História: representações sociais e conhecimento histórico
  • Autor: Silva, André Chaves De Melo
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Ensino; Cinema; Mídia; Comunicação; Educação; História; Media; History; Education; Communication; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como meta a compreensão das formas pelas quais o uso das imagens em movimento (fílmicas e televisivas) nas aulas de História pode interferir na construção do conhecimento histórico dos alunos do Ensino Médio por meio de possíveis alterações em seu conjunto de representações sociais. Para tanto, foi utilizada uma metodologia desenvolvida especificamente para essa pesquisa a partir da união de métodos historiográficos, recursos etnográficos, pesquisa participante, conceitos de representações sociais e decupagem, usada para o cinema e para a televisão. A iniciativa procurou contribuir com respostas às dúvidas dos professores de História sobre a validade do uso de filmes e séries de televisão (produtos midiáticos constituídos de imagens em movimento), buscando evidenciar alternativas de trabalho prático, em sala de aula, que possam contribuir para o aprimoramento da Didática da História.
  • DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-02082010-142418
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.